Finlândia é o país mais feliz do mundo? Venezuelana desmente estudo
- 09/02/2026
Quando decidimos emigrar para outro país, há uma série de preocupações que temos em mente: o clima, a língua e, acima de tudo, se vamos ou não ser felizes neste novo sítio que escolhemos como casa.
Marie, uma mulher venezuelana, decidiu emigrar para a Finlândia. Um país com características muito diferentes do seu país de origem, mas que é considerado por vários estudos o mais feliz do mundo.
O país nórdico, note-se, está no topo dos mais felizes do mundo segundo um relatório da Universidade de Oxford. Porém, para Marie, que lá reside há sete anos, isso não corresponde à realidade.
Num vídeo que a própria partilhou nas suas redes sociais, Maria afirma que "não suporta mais viver" na Finlândia e reconhece que não sabe o que lhe "passou pela cabeça".
A mulher diz sentir falta da "amabilidade das pessoas" e de se "sentir vista".
"Não sei o que me passou pela cabeça", lamenta, referindo que as dificuldades em arranjar um emprego, num país onde o inglês é apenas a 3.º língua oficial, são reais.
"É um país onde é muito difícil arranjar um trabalho, a língua é muito difícil", diz, referindo que a Finlândia é um país para onde é aconselhável ir já com emprego garantido, ao invés de tentar a sorte.
Nos comentários muitos demonstram compreender a sua situação
"A Finlândia é muito fria, aborrecida e os salários não assim tão altos", escreve uma internauta, enquanto outro refere que o problema de Marie é a falta de sol. "Pede ao médico que te receite vitamina D. Vais ver que ficas melhor", escreve outro.
Assista à partilha de Maria no vídeo disponível acima.
Leia Também: Manuel Luís Goucha realiza sonho com "mais de cinquenta anos"














