Explosão de bomba da II Guerra Mundial faz um ferido nas Ilhas Salomão

  • 01/11/2025

A explosão de uma antiga bomba da Segunda Guerra Mundial abalou a capital das Ilhas Salomão, Honiara, na noite de quinta-feira. Segundo conta a polícia, há um ferido a registar.

 

Um jovem ficou ferido e está hospitalizado depois da explosão ter ocorrido perto do estádio de rugby, na zona ocidental da cidade. Está em condição considerada estável.

"Eram cerca das 18h30 [hora local] de ontem quando uma enorme explosão ocorreu bem em frente ao estádio, causando muito pânico", relatou Robert Iroga, editor da 'Solomon Business Magazine Online', que mora perto do local, à ABC News Australia.

Segundo Robert, a bomba terá explodido devido a uma árvore que estava em chamas a curta distância. "O fogo estava a queimar há alguns dias e atingiu a raiz da árvore e o solo onde a bomba estava", disse.

"Foi chocante e muito assustador", acrescentou, recordando outra explosão mortal ocorrida em 2021, em que um homem morreu e três pessoas ficaram feridas. Tinham acendido uma fogueira, durante um evento solidário, para cozinhar, "sem perceber que havia uma bomba enterrada".

Durante a Segunda Guerra Mundial, grandes carregamentos de granadas, munições e minas terrestres foram trazidos para a região. Quando o Japão se retirou da ilha de Guadalcanal, toneladas de munições foram abandonadas, contam.

Artefatos explosivos não detonados, deixados para trás pelas forças aliadas e japonesas, permanecem espalhados pelas Ilhas Salomão e outras nações do Pacífico. Acredita-se que sejam na ordem dos milhares.

Leia Também: Seis detidos após assalto a laboratório de metais preciosos em França

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2880906/explosao-de-bomba-da-ii-guerra-mundial-faz-um-ferido-nas-ilhas-salomao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes