Eurodeputado polaco aplaude duas mortes provocadas pelo ICE em Minneapolis
- 26/01/2026
"Bom trabalho, ICE!", afirmou Dominik Tarczynski na rede social X algumas horas após a morte, em 24 de janeiro, de Alex Pretti, um enfermeiro de 37 anos morto a tiro durante uma manifestação contra as operações da polícia de imigração norte-americana.
Eleito pelo partido Direito e Justiça (PiS), membro do grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) no Parlamento Europeu, Tarczynski utilizou os mesmos termos após a morte de Renee Good, morta a tiro em 07 de janeiro na mesma cidade por um agente do ICE.
O ministro da Justiça polaco, que também exerce a função de procurador-geral, Waldemar Zurek, declarou-se hoje "aterrorizado" e "chocado" com os comentários do eurodeputado, bem como com as operações do ICE.
Um deputado da coligação governamental liderada pelo primeiro-ministro Donald Tusk, Roman Giertych, anunciou a sua intenção de recorrer à justiça, considerando as declarações de Tarczynski como uma "apologia ao homicídio".
Os próprios parceiros políticos do eurodeputado condenaram as suas declarações.
"Uma mensagem indefensável", lamentou Janusz Cieszynski, do PiS, partido nacionalista-conservador que esteve no poder entre 2015 e 2023.
No estrangeiro, a eurodeputada francesa Manon Aubry do partido de esquerda França Insubmissa (LFI) apelou à vice-presidente do grupo CRE, Marion Maréchal, para que comentasse as declarações do seu colega polaco.
"O fascismo também tem rostos na Europa", afirmou Manon Aubry numa publicação no X.
Alex Pretti era um cidadão norte-americano, nascido no estado do Illinois. Tal como Renee Good, também morta a tiro pelo ICE, em 07 de janeiro, não tinha antecedentes criminais e a família contou à agência de notícias Associated Press que nunca tinha tido interações com a polícia, excetuando algumas multas de trânsito.
Renee Good, cidadã norte-americana de 37 anos e mãe de três filhos, foi baleada por um agente do ICE quando conduzia o seu veículo, embora o governo de Donald Trump a acuse de "terrorismo interno".
Minneapolis tem sido palco nas últimas semanas de protestos contra a presença do ICE naquela cidade do estado do Minnesota.
Leia Também: Quem é Gregory Bovino, o rosto da política anti-imigração de Trump?














