EUA impõem sanções a responsáveis iranianos após repressão de protestos

  • 30/01/2026

Em comunicado, o Departamento do Tesouro norte-americano (equivalente ao Ministério das Finanças) indicou que Momeni foi sancionado por "supervisionar as forças repressivas letais" da República Islâmica, numa referência às forças policiais, apontando-o como uma figura-chave da entidade responsável pela morte de milhares de manifestantes pacíficos.

 

O elevado custo de vida e a desvalorização da moeda nacional desencadearam protestos em todo o país no final de dezembro. O movimento evoluiu e os manifestantes começaram a contestar o regime da República Islâmica.

Mais de seis mil pessoas terão sido mortas durante as manifestações, segundo organizações de defesa dos direitos humanos.

A decisão norte-americana surge um dia depois da União Europeia (UE) também ter sancionado Momeni, também na qualidade de chefe do Conselho de Segurança Nacional do Irão, e o procurador-geral Mohammad Movahedi Azad, atribuindo-lhes responsabilidades na repressão de protestos civis.

Também na quinta-feira, a UE classificou a Guarda Revolucionária do Irão, o exército ideológico da República Islâmica e considerado o braço armado da repressão do regime de Teerão, como organização terrorista.

Washington também sancionou vários oficiais de alta patente da Guarda Revolucionária, bem como um investidor iraniano, Babak Morteza Zanjani, acusado de ter "desviado milhares de milhões de dólares" em benefício do exército ideológico.

O Departamento do Tesouro anunciou igualmente, e pela primeira vez, medidas sancionatórias a entidades envolvidas em transações digitais e com ligações a Babak Morteza Zanjani.

Os Estados Unidos "apoiam o povo iraniano nas suas manifestações contra o regime corrupto e repressivo de Teerão", indicou, por sua vez, o Departamento de Estado em outro comunicado, divulgado a propósito destas novas sanções.

As sanções norte-americanas implicam o congelamento de todos os bens que as pessoas e entidades visadas possam ter nos Estados Unidos. Proíbem também qualquer empresa ou cidadão norte-americano de fazer negócios com os visados, sob pena de serem, por sua vez, alvo de sanções.

Leia Também: Irão admite negociações sobre nuclear com Washington

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929640/eua-impoem-sancoes-a-responsaveis-iranianos-apos-repressao-de-protestos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes