EUA e Israel alinhados sobre os próximos passos em Gaza

  • 25/01/2026

"Os Estados Unidos e Israel mantêm uma relação sólida e duradoura, baseada numa estreita coordenação e prioridades partilhadas. A conversa foi construtiva e positiva, e ambas as partes concordaram com os próximos passos e com a importância de continuar a cooperação em todas as questões críticas para a região", afirmou o enviado especial dos Estados Unidos da América para o Médio Oriente, Steve Witkoff na sua conta no X.

 

As declarações surgem após a reunião com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, este sábado, para avançar com a segunda fase de cessar-fogo em Gaza, que prevê um plano com 20 pontos.

Segundo Witkoff, o encontro, no qual participou uma delegação americana integrada também por Jared Kushner, genro de Trump e conselheiro para o Médio Oriente, Aryeh Lightstone e Josh Gruenbaum, consultadores do Conselho de Paz, abordou o progresso e o planeamento da segunda fase do "plano de paz" para Gaza proposto pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.

A sua mensagem no X acrescenta que "ambos os países estão a impulsionar [o desenvolvimento da segunda fase em Gaza] de forma conjunta".

Witkoff e Kushner aterraram em Telavive, na tarde deste sábado, e a sua agenda em Israel ainda é desconhecida.

No sábado, realizou-se também uma série de reuniões entre o responsável pelo Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), o almirante Brad Cooper, e o chefe do Estado-Maior de Israel, tenente-general Eyal Zamir, de acordo com um comunicado publicado hoje pelo Exército israelita.

Netanyahu aceitou, na quarta-feira, a oferta do Presidente dos Estados Unidos para se juntar ao Conselho de Paz estabelecido pelo magnata que supervisionará o desenvolvimento do acordo de cessar-fogo em Gaza, cuja segunda fase começou oficialmente naquele dia.

Witkoff, negociador do plano, explicou que esta fase prevê a criação de um governo tecnocrata palestiniano de transição, denominado Comité Nacional para a Administração de Gaza, assim como a desmilitarização e reconstrução total do enclave, além do desarmamento de todo o pessoal não autorizado.

Jared Kushner abordou, esta quinta-feira, em Davos, na Suíça, a questão da desmilitarização de Gaza, o que mais irrita Israel, e afirmou que o movimento islamista palestiniano Hamas deverá entregar primeiro as armas pesadas e depois irá gradualmente facilitando as ligeiras, sem dar prazos concretos.

A administração de Donald Trump apresentou também, nesta quinta-feira, o seu plano de reconstrução para a chamada "nova Gaza", concebido como um ambicioso projeto urbanístico repleto de arranha-céus, num território de dois milhões de habitantes devastado por mais de dois anos de ofensiva militar israelita.

Leia Também: EUA discute com Netanyahu segunda fase do cessar-fogo em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925915/eua-e-israel-alinhados-sobre-os-proximos-passos-em-gaza#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes