Estados Unidos anunciam entrada em vigor da 2.ª fase do plano para Gaza
- 14/01/2026
Steve Witkoff, enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, anunciou, esta quarta-feira, que a entrada em vigor da segunda fase do plano para a Faixa de Gaza, que incluiu a desmilitarização e reconstrução do território palestiniano.
"Hoje, em nome do presidente Trump, anunciamos que o início da Fase Dois do Plano de 20 pontos do presidente para acabar com o conflito em Gaza, passando do cessar-fogo à desmilitarização, à tecnocracia e reconstrução", pode ler-se, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
E continua: "A fase dois estabelece um governo palestiniano tecnocrático de transição em Gaza, o Comité Nacional para a Administração de Gaza (NCAG) e inicia a completa desmilitarização e reconstrução de Gaza, principalmente o desarmamento de todas as pessoas não autorizadas".
Witkoff referiu também que os "Estados Unidos esperam que o Hamas cumpra plenamente as suas obrigações, incluindo a devolução imediata do último refém morto". "Não fazê-lo trará sérias consequências", avisou.
"Vale ressalvar que a Fase Um entregou ajuda humanitária histórica, manteve o cessar-fogo, devolveu todos os reféns vivos e os restos mortais de 27 dos 28. Estamos profundamente gratos ao Egito, à Turquia e ao Catar pelos seus esforços de mediação indispensáveis que tornaram possível todo o progresso até hoje", concluiu.
Today, on behalf of President Trump, we are announcing the launch of Phase Two of the President’s 20-Point Plan to End the Gaza Conflict, moving from ceasefire to demilitarization, technocratic governance, and reconstruction.
— Special Envoy Steve Witkoff (@SEPeaceMissions) January 14, 2026
Phase Two establishes a transitional technocratic…
Hamas pronto para entregar poder em Gaza
De recordar que o grupo islamita Hamas declarou, na segunda-feira, que os órgãos governamentais sob o seu controlo na Faixa de Gaza estão "totalmente preparados" para entregar o poder a um comité palestiniano independente para governar o território.
Numa mensagem vídeo enviada à agência noticiosa espanhola EFE, Hazem Qasim, porta-voz do Hamas na Faixa de Gaza, afirmou que foi tomada uma decisão "clara e definitiva" para que as instituições governamentais da Faixa de Gaza transfiram o controlo para o comité, a ser formado na segunda fase da trégua no enclave palestiniano e que se encontra ainda dependente de negociações.
"Esta decisão de entregar o controlo na Faixa de Gaza faz parte da nossa implementação do acordo de cessar-fogo e dá prioridade ao supremo interesse nacional", declarou Qasim no vídeo.
Egito anuncia acordo sobre comité para administrar Faixa de Gaza
O Egito anunciou, esta quarta-feira, um consenso sobre os nomes dos 15 membros do comité tecnocrático palestiniano que irá administrar a Faixa de Gaza, nos termos do plano do Presidente norte-americano, Donald Trump.
"Esperamos que, após este acordo, o comité seja anunciado em breve (...) e posteriormente destacado para a Faixa de Gaza para gerir a vida quotidiana e os serviços essenciais", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Badr Abdelatty, após conversações sobre o tema no Cairo.
A formação do comité, note-se, está prevista no plano de paz de Trump e cuja primeira fase incluiu um cessar-fogo que entrou em vigor em outubro de 2025, após dois anos de guerra entre o grupo extremista Hamas e Israel.
Leia Também: Grupos e fações palestinianas prestes a acordar governação de Gaza















