Espanha. Erro humano em tratamento oncológico mata 2 doentes com cancro
- 13/01/2026
Dois doentes oncológicos morreram no hospital Universitário de Burgos, em Espanha, na sequência de uma falha na preparação dos tratamentos destes dois utentes.
O erro afetou um total de cinco pacientes, sendo que dois morreram e um terceiro está ainda internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Um continua internado enquanto outro já teve alta.
A Telecinco informa que o erro aconteceu na preparação e administração de um medicamento.
As mesmas fontes detalharam ao ABC espanhol que se tratou de um erro humano e a administração hospitalar regional assume a responsabilidade pelo mesmo.
Segundo fonte do hospital em causa, o sucedido aconteceu durante as épocas festivas e em causa estará a preparação das doses de medicamento que tinham de ser administradas a estes doentes, sendo que não há amis utentes em risco. As identidades das vitimas não foram reveladas, mas sabe-se que não se tratam de crianças.
O hospital de Burgos informou que, assim que tomou conhecimento da situação, foi aberta uma investigação interna para esclarecer o ocorrido e que os protocolos de atuação foram revistos para que não haja mais riscos e sejam minimizadas as possibilidades de outros erros humanos.
[Notícia atualizada às 10h01]
Leia Também: Doente oncológica terminal no chão? Filho acusa: "Faltam à verdade"














