Erdogan propõe cessar-fogo limitado em infraestruturas ucranianas

  • 12/12/2025

Erdogan - que mantém relações próximas tanto com Kyiv como com Moscovo - sugeriu que um cessar-fogo restrito naquelas instalações poderá criar condições favoráveis para futuras negociações de paz, recordando posições que já tinha expressado no final de novembro numa videoconferência com uma coligação de cerca de 30 países que apoiam a Ucrânia.

 

O chefe de Estado turco advertiu nos dias seguintes para uma "escalada preocupante" no Mar Negro, após ataques reivindicados pela Ucrânia a petroleiros ligados à Rússia junto à costa turca.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na quinta-feira que apoia a proposta de Ancara, mas sublinhou que Moscovo "não aceitará qualquer cessar-fogo até que seja assinado um acordo de paz abrangente".

A Turquia, membro da NATO, acolheu este ano três rondas de negociações entre Kyiv e Moscovo, que, embora sem progressos substanciais, permitiram trocas de prisioneiros.

Ancara mantém igualmente laços estreitos com ambos os beligerantes: não adere às sanções ocidentais contra a Rússia e continua a fornecer 'drones' de combate à Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

Leia Também: Portugal apoia empréstimo de reparações e confia em aprovação na UE

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903317/erdogan-propoe-cessar-fogo-limitado-em-infraestruturas-ucranianas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes