Enviado de Putin a caminho de Miami para nova ronda de conversações
- 20/12/2025
"A caminho de Miami", escreveu Dmitriev numa mensagem nas redes sociais, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).
Dmitriev incluiu na mensagem um emoji de uma pomba e um pequeno vídeo do sol a romper as nuvens sobre uma praia repleta de palmeiras.
"Enquanto os defensores da guerra continuam a trabalhar arduamente para minar o plano de paz norte-americano para a Ucrânia, lembrei-me deste vídeo da minha visita anterior: a luz a atravessar as nuvens de tempestade", acrescentou.
Dmitriev, diretor do Fundo Russo de Investimento Direto, é o emissário do Presidente Vladimir Putin para as negociações sobre a guerra que a Rússia iniciou há quase cinco anos contra a Ucrânia.
Equipas ucranianas e europeias também viajaram para a cidade do estado norte-americano da Florida para participar nas negociações lideradas por Steve Witkoff, o enviado especial de Donald Trump, e Jared Kushner, genro do Presidente norte-americano.
A participação da Rússia e da Europa nas conversações marca um avanço em relação à fase anterior, durante a qual os norte-americanos conduziam negociações separadas com cada uma das partes.
No entanto, é pouco provável que Dmitriev mantenha conversações diretas com os negociadores ucranianos e europeus, uma vez que as relações entre as duas partes permanecem extremamente tensas, segundo a AFP.
A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, tem afirmado que a participação da Europa nas conversações apenas prejudica o processo e acusa os líderes europeus de serem favoráveis à guerra.
As conversas previstas para o fim de semana surgem depois de Putin ter prometido continuar a ofensiva militar na Ucrânia durante uma conferência de imprensa anual realizada na sexta-feira.
Os enviados de Trump têm insistido num plano em que os Estados Unidos ofereceriam garantias de segurança à Ucrânia, mas que provavelmente levaria Kyiv a ceder parte do seu território, o que tem sido recusado pelas autoridades ucranianas.
Leia Também: Primeiro-ministro pela primeira vez em Kyiv. Reúne-se hoje com Zelensky














