Encontrado avião desaparecido na Colômbia. Político entre os mortos

  • 29/01/2026

Os destroços do avião que desapareceu na quarta-feira, no nordeste da Colômbia, foram encontrados e as autoridades locais "confirmaram que não havia sobreviventes". A aeronave da companha aérea colombiana Satena tinha 15 pessoas a bordo, incluindo um congressista. 

 

O avião descolou do Aeroporto Camilo Daza, em Cúcuta, capital de Norte de Santander, com destino a Ocaña, mas não chegou à hora prevista ao Aeroporto de Águas Claras, o segundo maior do departamento.

Posteriormente, o Ministério dos Transportes da Colômbia revelou que as equipas de resgate localizaram o local do acidente, mas, "infelizmente, confirmaram que não havia sobreviventes". 

Dois membros da tripulação - um piloto e um copiloto - e 13 passageiros morreram no acidente. Entre os passageiros estava Diogenes Quintero, membro da Câmara dos Representantes por Catatumbo, e Carlos Salcedo, que concorria ao Congresso, segundo a BBC. 

Quintero era um reconhecido advogado e ativista dos direitos humanos. Em 2022, foi eleito como um dos 16 representantes na câmara baixa para representar as mais de nove milhões de vítimas do conflito armado que dura há décadas na Colômbia.

O seu partido, o Partido de la U, prestou-lhe homenagem, descrevendo-o como "um líder comprometido com a sua região, com uma firme vocação para o serviço e um profundo sentido de responsabilidade pública".

"O Partido de la U transmite uma mensagem de consolo e acompanhamento às famílias das vítimas, aos seus entes queridos e a todos aqueles que hoje sofrem por esta tragédia. Elevamos uma voz de solidariedade, honrando o legado daqueles que hoje partem e rezamos pelo descanso eterno das suas almas", lê-se numa publicação na rede social X.

Também o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, lamentou as mortes e enviou condolências às famílias.

"Sinto muito estas mortes. Toda a minha solidariedade para com as suas famílias e que descansem em paz", disse, também no X.

A companhia aérea colombiana Satena indicou que o voo NSE8849 descolou por volta das 11h40 (16h40 em Lisboa) e tinha previsão de aterragem às 12h05 (17h05).

O voo entre Cúcuta e Ocaña tem uma duração aproximada de 25 minutos e, de acordo com a plataforma de rastreamento de voos Flightradar, a aeronave perdeu a comunicação quando sobrevoava uma zona montanhosa entre as cidades de Ábrego e La Playa, no Norte de Santander.

A causa do acidente, ocorrido na zona rural de Norte de Santander, perto da fronteira com a Venezuela, está a ser investigada.

Veja as imagens dos destroços do avião na galeria acima

Leia Também: Colômbia insta EUA a admitir cooperação em apreensão de droga em Portugal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2928412/encontrados-aviao-desaparecido-na-colombia-politico-entre-os-mortos#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes