Emmanuel Macron defende aposta das empresas francesas em África

  • 09/01/2026

"Há uma timidez por parte de muitos que já não é compreensível", disse Macron aos embaixadores franceses reunidos em Paris num encontro de inicio de ano.

 

"Pedi ao ministro dos Negócios Estrangeiros para analisar isto em profundidade e, basicamente, vamos levar cada vez mais grupos franceses para África", acrescentou o chefe de Estado, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

O Presidente Emmanuel Macron apelou a um novo impulso das empresas e também dos financiadores franceses em África, defendendo que as parcerias com as economias africanas devem fazer parte da estratégia de crescimento da França, abrangendo o empreendedorismo, as finanças e o papel da diáspora.

Este objetivo, adiantou, será discutido numa cimeira em maio na capital queniana, Nairobi, para a qual o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o chanceler alemão, Friedrich Merz, foram convidados, anunciou ainda o chefe de Estado francês.

Vários bancos e empresas francesas retiraram-se de África na última década, apesar de a França ter sido uma força financeira na região até há apenas 15 anos, refletindo os laços de longa data como antiga potência colonial.

Para além da vertente financeira, também no plano político e militar tem sido patente uma redução da influência francesa no continente, nomeadamente na região do Sahel.

Leia Também: Macron acusa EUA de se afastarem de Aliados

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916771/emmanuel-macron-defende-aposta-das-empresas-francesas-em-africa#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes