"Ela ama pessoas". Aos 102 anos, Charlotte Choppin ainda dá aulas de ioga
- 30/01/2026
Charlotte Chopin tem 102 anos e é a professora oficial de ioga na pequena aldeia de Léré, na região francesa de Loire. Ensina uma mão cheia de pessoas três vezes por semana numa antiga esquadra da polícia - e é descrita pelos alunos como "perfecionista".
Charlotte não é professora de ioga de profissão. Aliás, só aprendeu a modalidade já na tenra idade dos 50 anos, após uma sugestão de uma amiga, para quebrar a rotina a que estava presa. E daí, viria a passar ainda uma outra década até começar a ensinar.
Numa entrevista ao jornal The New York Times, foi questionada sobre o que o ioga significa para si, tendo a centenária respondido com uma simples palavra: "Serenidade". E se deixasse de poder praticar a modalidade? "Ficaria muito irritada", confessa, sempre com um sorriso.
Apesar da longevidade, Charlotte não atribui os seus 102 anos à prática de ioga, mas sim à sorte. "Eu não tenho muitos problemas [de saúde] e tenho uma atividade de que gosto."
O amor pelo ioga, aliás, ficou bastante claro quando há dois anos desmaiou enquanto conduzia, ao voltar de uma aula. O carro despistou-se e Charlotte partiu o osso externo no acidente - mas não deixou que isso a parasse. Três meses depois voltava ao estúdio para continuar as aulas.
Wishes for #InternationalDayofYoga2024 by Padma Shri Charlotte Chopin, renowned French Yoga teacher who at the age of 101 years is a living example of the benefits of Yoga.
— India in France (@IndiaembFrance) June 20, 2024
Here she is seen practicing with her students, bringing Yoga to the 🇫🇷 society.#YogaForSelfAndSoceity… pic.twitter.com/Fp9XoJRjdV
Charlotte é uma inspiração para os que a rodeiam: não só por estar longe de aparentar os 102 anos que já carrega, mas também pela sua vivacidade e capacidade de interagir com o outro.
"Ela ama pessoas", conta o filho de 69 anos, Claude, à mesma publicação. "É de fácil contato com os outros", priorizando, mais até do que o ioga, a relação que tem com os seus alunos - e a amizade que foi criando com eles ao longo dos 40 anos em que ensina.
Para Claude, a mãe não é só um orgulho - é um exemplo a seguir.
"Ela faz-me querer envelhecer", disse ainda um aluno da centenária num e-mail posterior à entrevista.
Charlotte já é relativamente conhecida em França, depois de ter ficado viral em 2022 quando participou na versão francesa do "Got Talent".
Na altura, ainda com 99 anos, fez uma dezena de poses de ioga praticamente perfeitas em palco, sendo recebida por um aplauso ensurdecedor do público.
"Sinto-me bem com todas estas pessoa a aplaudir-me. É inesperado", disse na altura, após a atuação.
Apesar de não ter passado à ronda seguinte, Charlotte não foi esquecida pelo país e o seu desempenho chegou mesmo a chamar a atenção fora das fronteiras francesas. A atuação chegou à Índia, onde o primeiro-ministro, Narendra Modi, a condecorou o ano passado com uma honra civil por ser uma extraordinária embaixadora de ioga no mundo.
Charlotte Chopin, 101-year-old yoga instructor, looked so beautiful in a saree to receive the
— JyotiKarma🇮🇳 (@JyotiKarma7) May 10, 2024
Padma Shri🧡 pic.twitter.com/fgUPYapOg3
Charlotte foi obrigada a reduzir o número de vezes que pratica a modalidade desde que atingiu os três dígitos na idade. Antes, fazia ioga diário; agora deixa-se ficar pelas três aulas que dá por semana. Já não consegue fazer as poses todas (o pino de cabeça, por exemplo, está fora de questão há alguns anos já), mas ainda consegue chegar aos dedos dos pés.
Leia Também: "Maior presente": Lois e o pote velho que afinal era tesouro inesperado














