Dois esquiadores mortos numa avalanche nos Alpes franceses
- 11/01/2026
Desde sexta-feira, o instituto de meteorologia francês Météo-France e as autoridades locais alertaram para o forte risco de avalanches em quase todas as montanhas alpinas durante todo o fim de semana e provavelmente até terça-feira, devido à instabilidade da camada de neve.
As autoridades recomendaram "extrema vigilância", desaconselhando o esqui fora de pista, referiu a agência de notícias France-Presse (AFP). A França tem uma das maiores áreas de esqui do mundo.
Na estação de La Plagne, um esquiador britânico de cerca de 50 anos, que praticava esqui fora de pista, foi soterrado no início da tarde por uma avalanche, de acordo com um comunicado da estação.
No total, 52 socorristas, cães de avalanche e um helicóptero foram mobilizados, mas foram necessários 50 minutos para localizar o esquiador sob 2,5 metros de neve, sem que fosse possível reanimá-lo.
No final da manhã, um esquiador também foi encontrado morto, soterrado pela neve, na estação alpina de Courchevel.
Só esta manhã, a região de Saboia registou pelo menos seis avalanches nas áreas de esqui locais.
Um esquiador ficou ferido depois de ter sido arrastado por uma avalanche durante a manhã. Foi encontrado meio submerso num lago e transportado para o hospital em estado de hipotermia, referiu a estação de Tignes.
Com um risco de avalanches de nível 4 em 5, de acordo com a escala europeia de perigo, "a passagem de um único" esquiador pode "desencadear avalanches de grande dimensão", alertou a Météo-France, citada pela AFP.
Apesar destes alertas, três esquiadores que praticavam esqui fora de pista morreram no sábado em duas avalanches distintas em Saboia, dois na grande estação de desportos de inverno de Val d'Isère e um na de Arêches-Beaufort.
As condições climáticas também perturbaram o trânsito, obrigando cerca de 800 pessoas a passar a noite de sábado para domingo em três ginásios da cidade de Moûtiers, um entroncamento rodoviário para aceder às estações de esqui de Saboia, e outras 29 num centro de alojamento de emergência na estação de Val Thorens, de acordo com as autoridades.
Cerca de 40 pessoas passaram parte da noite presas num autocarro na estrada para a estação de esqui Arc 2000, na Saboia, disseram as autoridades policiais.
Leia Também: Cão foi até à "exaustão" para localizar vítimas de avalanche em Espanha














