Divulgado vídeo que agente do ICE gravava antes de disparar contra mulher
- 09/01/2026
O vídeo que estava a ser gravado por Jonathan Ross, o agente do ICE que disparou mortalmente contra uma mulher uma mulher em Minneapolis, no Minnesota, foi esta sexta-feira divulgado - e pode ser visto abaixo.
A morte aconteceu na quarta-feira, durante uma ação dos serviços de imigração. Nas imagens, é possível ver Renee Nicole Good, a vítima, a dizer para a câmara: "Está tudo bem. Não estou zangada consigo."
O vídeo mostra ainda quem está a filmar a captar a matrícula do carro e uma outra pessoa a dizer que a matrícula se vai manter no veículo. "Será a mesma quando vier falar connosco mais tarde", ouve-se.
Depois, ouve-se uma voz a dizer "sai do carro", algo que já se ouvia nas primeiras imagens conhecidas, e que são captadas de um outro ângulo, menos esclarecedor de onde o agente que disparou estava.
Mas, agora, é possível ver com mais detalhe a posição dele. Ela vira o carro para sair do local, deixando para trás a companheira. O agente dispara sem hesitar e ainda se ouve um insulto: "Cabra de merda".
Os disparos são ouvidos e vê-se ainda a Renee Nicole Good, que conduzia, a despistar-se. A mulher de 37 anos morreu, com três disparos, depois de ter virado na direção em que seguia o trânsito.
Já na quinta-feira, a publicação Washington Post fez uma análise às imagens que estavam então disponíveis. E segundo a análise, as imagens levantavam dúvidas sobre a versão de Trump sobre a morte, já que o presidente dos EUA tinha dito que "era difícil acreditar" como estava o agente vivo. O atirador é visto durante cerca de um minuto em pé, depois de disparar sobre a mulher.
Também só na quinta-feira é que o agente foi identificado, sabendo-se também que já em 2024 tinha tido uma situação no âmbito dos casos relacionados com a imigração, tendo uma pessoa atropelado o agente. Ross foi arrastado alguns metros, mas acabou por recuperar.
Leia Também: Renee era "guerreira" anti-ICE? O que levou ICE a matar a norte-americana















