Diplomata norueguesa demite-se por alegadas ligações a Jeffrey Epstein

  • 08/02/2026

A demissão da embaixadora, que desempenhou um papel fundamental nos esforços para resolver o conflito israelo-palestiniano, foi anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega.

 

"É uma decisão correta e necessária... Os contactos de Juul com o autor de crimes sexuais condenado Epstein demonstraram um grave erro de julgamento", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Espen Barth Eide, sublinhando que a decisão foi tomada após conversas com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Mona Juul, com um papel significativo nas negociações secretas israelo-palestinianas que levaram aos Acordos de Oslo no início da década de 1990, está entre as figuras norueguesas cujos nomes aparecem em novos documentos sobre Epstein divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Foi temporariamente afastada das suas funções enquanto é conduzida uma investigação sobre as suas alegadas ligações a Epstein.

Segundo a imprensa norueguesa, Epstein, que se suicidou na prisão em 2019, deixou 10 milhões de dólares aos dois filhos de Mona Juul e ao marido, o diplomata Terje Rod-Larsen, que também participou nas negociações dos Acordos de Oslo.

De acordo com Espen Barth Eide, o ministério continuará a dialogar com Mona Juul no âmbito da investigação em curso.

Leia Também: Ficheiros: FBI concluiu que Epstein não liderava rede de tráfico sexual

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935552/diplomata-norueguesa-demite-se-por-alegadas-ligacoes-a-jeffrey-epstein#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes