Diplomacia norte-americana descarta mais ataques na Venezuela (para já)
- 03/01/2026
Rubio "não prevê nenhuma ação suplementar na Venezuela agora que [o Presidente venezuelano, Nicolás] Maduro foi detido pelos Estados Unidos", afirmou na rede social X o senador Mike Lee, inicialmente crítico de uma intervenção norte-americana, após uma conversa telefónica com o secretário de Estado da administração de Donald Trump.
Citando Rubio, afirmou que Maduro será julgado em solo norte-americano por crimes ainda não especificados.
"Marco Rubio disse-me que Maduro foi detido por pessoal norte-americano para ser julgado por acusações criminais nos Estados Unidos", indicou Mike Lee, acrescentando que os ataques aéreos desta madrugada visaram "proteger e defender quem levou a cabo a detenção", sem dar mais pormenores. O 'número dois' da diplomacia dos Estados Unidos declarou hoje que a Venezuela entrará numa "nova era" depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter admitido um ataque em larga escala contra o país.
"É uma nova era para a Venezuela", afirmou o secretário de Estado adjunto, Christopher Landau, numa mensagem na rede social X.
Landau acrescentou que "o tirano partiu", referindo-se ao Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que Donald Trump afirmou ter sido retirado à força da Venezuela e levado para destino incerto.
Maduro irá "responder pelos seus crimes perante a Justiça", acrescentou o responsável norte-americano.
Múltiplas explosões foram ouvidas e aviões voando durante a madrugada a baixa altitude sobre Caracas, a capital, enquanto o Governo de Maduro acusava imediatamente os Estados Unidos de atacar instalações civis e militares.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje um "ataque em grande escala" na Venezuela para a captura do chefe do Estado venezuelano, Nicolas Maduro, que foi retirado à força do país.
O Governo de Caracas denunciou uma "gravíssima agressão militar" dos Estados Unidos, após explosões na capital durante a noite, e decretou o estado de exceção.
É desconhecido, para já, o paradeiro de Nicolas Maduro.
[Notícia atualizada às 11h27]
Leia Também: Vice-presidente desconhece paradeiro de Maduro e exige prova de vida














