Dia dos Mortos. O que significa para o México e como se celebra
- 31/10/2025
Todos os anos, milhões de pessoas comemoram o Día de los Muertos (Dia dos Mortos, em português), no México. Fazem altares para os seus defuntos, grandes jantares, visitam os cemitérios e saem, devidamente fantasiados, em grandes desfiles e paradas, que têm lugar um pouco por todo o país.
A tradição, uma das mais importantes, significativas e coloridas do México, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2003, é, hoje em dia, reproduzida e celebrada um pouco por todo o mundo.
É uma festa de origem indígena que se celebra anualmente no dia 1 de novembro - que em Portugal é o Dia de Todos os Santos -, embora as comemorações comecem, muitas vezes (e como é possível ver na fotogaleria acima) na véspera do dia 31 de outubro.
Ao contrário do que muitos podiam esperar, este não é um evento triste ou de luto. Trata-se de uma celebração alegre e festiva, de homenagem aos já falecidos. Reza a lenda (ou crença) que, durante esses dias, as almas dos entes queridos que morreram retornam temporariamente à Terra para visitar suas famílias e amigos (desde que estes sejam lembrados, recorda-se do filme 'Coco'?).
Por todo o país há então comemorações, umas mais intensas do que outras, para festejar este dia. O El País traz hoje "os melhores destinos para celebrar o Día de los Muertos" e há celebrações para todos os gostos, desde um antigo ritual de purificação dos ossos em Pomuch, aos desfiles de Oaxaca ou os campos de calêndulas em San Antonino Castillo Velasco.
Leia Também: Casa Branca recebeu centenas de crianças para 'brincar' ao Halloween














