Dia a dia, de janeiro a dezembro: Ainda se lembra? A cronologia de 2025
- 31/12/2025
Ainda se recorda dos principais temas que marcaram este 2025 que está prestes a terminar? Lembre-os neste artigo - uma cronologia dia a dia, de janeiro a dezembro.
JANEIRO
Dia 03
Linha SNS 24 bate recorde de chamadas atendidas num só dia, mais de 24 mil. Subida de atendimentos provoca um aumento nos tempos de espera.
Dia 06
Fernanda Torres é a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria mais cobiçada, a de filme dramático.
Dia 09
O candidato às presidenciais em Moçambique Venâncio Mondlane regressa a Maputo sob fortes medidas de segurança, depois de dois meses e meio de contestação aos resultados que deram a vitória a Daniel Chapo.
Dia 19
Entra em vigor uma trégua entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, que prevê a libertação em várias fases de dezenas de reféns israelitas mantidos pelo movimento islamita palestiniano, a libertação de centenas de prisioneiros palestinianos em Israel e o regresso a Gaza de centenas de milhares de pessoas.
Dia 20
Donald Trump é empossado como o 47.º Presidente dos Estados Unidos para um segundo mandato, numa cerimónia no Capitólio, em Washington.
Dia 22
O deputado do Chega Miguel Arruda, eleito pelos Açores, é constituído arguido por suspeita de furtar malas dos tapetes de bagagens nos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada. Passa a deputado não-inscrito.
Dia 28
Primeira demissão no XXIV Governo Constitucional PSD/CDS-PP: sai o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território. A demissão surge quatro dias depois de a RTP noticiar que Hernâni Dias criou duas empresas que podem vir a beneficiar com a nova lei dos solos.
FEVEREIRO
Dia 01
O luso-franco-israelita Ofer Kalderon é um dos três reféns libertados pelo Hamas, no âmbito de um acordo de cessar-fogo em Gaza.
Dia 06
Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus, em 07 de setembro de 2024, - o argentino Rodolfo Lohrman, de 59 anos, e o britânico Mark Roscaleer, de 36 - são recapturados em Espanha.
Luís Marques Mendes apresenta a candidatura às presidenciais de 2026 em Fafe, Braga, a terra onde cresceu e iniciou a sua vida política.
Dia 10
Tribunal da Relação de Lisboa declara prescrita a contraordenação de 225 milhões de euros aplicada aos bancos condenados no caso que ficou conhecido como 'cartel da banca'. A Autoridade da Concorrência recorre.
Dia 17
Um sismo de 5,0 na escala de Richter é sentido pelas 13h25 na zona de Lisboa, sem registo de danos pessoais ou materiais.
Dia 26
O relatório preliminar da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) revela que INEM ficou impedido de definir serviços mínimos por não ter recebido atempadamente do Ministério da Saúde os pré-avisos dos sindicatos na greve dos técnicos de emergência em 2024. No período da greve, foram relatadas 12 mortes alegadamente por falta de socorro e abertos inquéritos pela IGAS a cada um dos casos. As investigações foram concluídas até setembro e três óbitos foram associados ao atraso no socorro.
Dia 28
Num diálogo tenso, em direto nas televisões, Donald Trump e o vice-presidente, JD Vance, acusam o líder ucraniano de ser "desrespeitador" numa reunião na Casa Branca, Washington.
Tribunal da Amadora suspende de funções do agente da PSP que baleou Odair Moniz, de 43 anos, na madrugada de 21 de outubro, no bairro da Cova da Moura, Amadora, distrito de Lisboa.
MARÇO
Dia 01
O primeiro-ministro anuncia que a empresa familiar Spinumviva passará a ser "totalmente detida e gerida pelos filhos", deixando a mulher de ser sócia gerente, e que irá mudar de sede. Quatro dias depois, Montenegro anuncia uma moção de confiança ao executivo, "não tendo ficado claro" que os partidos dão ao executivo condições para continuar.
Dia 03
"Ainda estou aqui", do realizador brasileiro Walter Salles, conquista o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro na 97.ª edição dos prémios. "Anora", de Sean Baker, vence o Óscar de Melhor Filme.
Dia 05
O Grupo Solverde anuncia fim do contrato de prestação de serviços com a Spinumviva, em nome da defesa do seu bom nome e reputação.
Dia 09
A canção "Deslocado", interpretada pelos NAPA, vence o 58.º Festival da Canção e representa Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio, na Suíça.
Dia 11
O Governo cai depois de a Assembleia da República chumbar a moção de confiança apresentada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, com votos contra de PS, Chega, BE, PCP, Livre e deputada única do PAN, Inês Sousa Real. PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal votaram a favor.
Dia 12
Ministério Público abre uma averiguação preventiva relacionada com o primeiro-ministro e com a empresa Spinumviva, da família de Luís Montenegro.
Dia 18
Conclusões da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras apontam para uma "intervenção especial", sem ilegalidade, da Casa Civil do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Dia 23
O PSD vence as eleições legislativas regionais antecipadas da Madeira, ficando a um deputado da maioria absoluta. PSD e CDS fazem acordo de governo.
Dia 27
O ativista climático que, em 2024, atingiu com tinta verde Luís Montenegro é condenado a pagar uma multa de 1.600 euros, por ter estragado a roupa do então candidato a primeiro-ministro e de uma fotógrafa do CDS.
Dia 28
Um sismo de 7,7 graus de magnitude na escala de Richter atinge o noroeste de Myanmar (antiga Birmânia), provocando pelo menos 2.719 mortos, 4.521 feridos e 441 desaparecidos.
Dia 31
A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, é condenada a uma pena de "inelegibilidade com execução provisória imediata" por desvio de fundos do Parlamento Europeu pelo seu partido União Nacional (RN).
ABRIL
Dia 02
O presidente norte-americano impõe "tarifas recíprocas" sobre importações, incluindo de 25% sobre todos os automóveis estrangeiros.
Dia 11
Tribunal da Relação de Lisboa confirma a condenação a 10 anos de prisão do antigo ministro Manuel Pinho, por ter sido corrompido pelo ex-banqueiro Ricardo Salgado, punido com seis anos e três meses de cadeia, no Caso EDP.
Dia 16
O Ministério Público abre uma averiguação preventiva no qual é visado o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, por suspeitas relacionadas com a aquisição de um imóvel em Lisboa e outro em Montemor-o-Novo. O processo é arquivado em junho.
Dia 25
Milhares de pessoas respondem ao apelo para celebrar nas ruas o 25 de Abril, apesar do luto nacional pela morte do Papa Francisco, e enchem a Avenida da Liberdade para o tradicional desfile comemorativo da Revolução de 1974.
Dia 28
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afeta Portugal e Espanha a partir das 11h30 e por cerca de 12 horas. Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.
MAIO
Dia 08
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é eleito Papa, ao fim de dois dias de conclave no Vaticano, e assume o nome de Leão XIV, sucedendo a Francisco, que morreu em 21 de abril.
Dia 13
Tribunal de Paris condena o ator francês Gérard Depardieu a 18 meses de prisão com pena suspensa por agressões sexuais cometidas contra duas mulheres durante filmagens do filme "Les Volets Verts" em 2021.
Dia 18
A Aliança Democrática (AD), que junta PSD e CDS-PP, vence as eleições legislativas, com 91 deputados. Chega é segunda força no parlamento, com 60 cada, PS tem 58. A Iniciativa Liberal continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (9) do que em 2024, e o quinto lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos. A CDU perdeu um eleito e ficou com três parlamentares, enquanto o Bloco de Esquerda está reduzido a uma representante, tal como o PAN que manteve um deputado. O JPP, da Madeira, conseguiu eleger um deputado.
Dia 19
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, anuncia demissão do cargo e que não será recandidato.
Dia 22
O militante neonazi Mário Machado é detido em casa, em cumprimento de um mandado de detenção relativo à condenação a dois anos e 10 meses de prisão por discriminação e incitamento ao ódio e violência.
Dia 31
Rui Rocha demite-se, com efeitos imediatos, da presidência da Iniciativa Liberal, após dois anos e meio de liderança.
JUNHO
Dia 02
O Tribunal Central Criminal de Lisboa considera imputável o homem que confessou ter matado, em 2023, duas mulheres no Centro Ismaili, em Lisboa, e condena-o à pena máxima de 25 anos de prisão.
Dia 03
O ex-secretário-geral do PS António José Seguro anuncia candidatura às eleições presidenciais de 2026.
Dia 05
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá posse ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, e aos ministros do XXV Governo Constitucional, Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
Dia 10
Um ator da companhia de teatro A Barraca é agredido por um grupo de extrema-direita, em Lisboa, quando entrava para um espetáculo, suscitando condenações de vários setores que culminaram numa manifestação de centenas de pessoas contra a violência e o racismo.
Dia 13
Israel lança ofensiva militar contra o Irão com bombardeamentos a instalações militares e nucleares que mataram vários altos oficiais iranianos, cientistas e outros civis. A Guarda Revolucionária iraniana responde com o lançamento de um ataque com mísseis contra "dezenas de objetivos, centros militares e bases aéreas" israelitas.
Dia 17
Seis suspeitos de integrar o denominado Movimento Armilar Lusitano são detidos por crimes relacionados com atividades terroristas, discriminação e incitamento ao ódio e à violência e detenção de arma proibida.
Dia 23
O Governo português anuncia o alargamento dos prazos para atribuição da nacionalidade para sete anos de residência legal, no caso de cidadãos lusófonos, e de 10 anos de oriundos de outros países.
Dia 24
O Presidente dos Estados Unidos afirma que um "cessar-fogo completo e total" entre o Irão e Israel está em vigor. O Irão volta a lançar mísseis contra Israel, de madrugada.
Dia 25
O Tribunal da Relação de Coimbra confirma a absolvição dos 11 arguidos do processo dos incêndios de Pedrógão Grande, que fizeram 63 mortos e 44 feridos.
Dia 28
José Luís Carneiro assume o cargo de secretário-geral do PS.
JULHO
Dia 03
José Sócrates e os 20 arguidos da Operação Marquês começam a ser julgados no Campus de Justiça, mais de uma década depois de se ter conhecido o processo que acusa o ex-primeiro-ministro de corrupção.
O Governo aprova a proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 6.º ano de escolaridade e a revisão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, para entrar em vigor a partir do ano letivo 2025/2026.
Dia 12
Estados Unidos anunciam tarifas de 30% sobre todos os produtos da União Europeia e do México, a partir de 1 de agosto.
Dia 14
A demolição de casas ilegais no Bairro do Talude Militar, ordenada pelo município de Loures, arranca depois de a polícia ter afastado à força moradores concentrados no local para tentar impedir a operação.
O ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita é condenado pelo Tribunal de Évora a 14 meses de prisão com pena suspensa pelo atropelamento de um trabalhador na Autoestrada 6.
Dia 16
As alterações à lei de estrangeiros são aprovadas no Parlamento, com os votos a favor de PSD, Chega e CDS, e contra da esquerda, e com muitas críticas à falta de pareceres obrigatórios e à pressa do Governo, que levou à abstenção da IL.
Dia 17
Ministério Público acusa Joe Berardo e outros três arguidos de burla qualificada por simulação de uma ação cível que impediu três bancos nacionais de reclamarem créditos no valor de mil milhões de euros.
Dia 19
Mariana Leitão é eleita nova líder da Iniciativa Liberal, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo.
Dia 23
O Wall Street Journal noticia que Donald Trump foi informado em maio por funcionários do Departamento de Justiça que o seu nome aparece "várias vezes" nos arquivos do caso contra o empresário condenado por crimes sexuais contra menores Jeffrey Epstein, que se matou na prisão.
Dia 24
Banco Central Europeu interrompe uma série de sete descidas consecutivas das taxas de juro diretoras, mantendo a taxa de depósitos em 2,00%, o nível mais baixo desde o início de 2023.
Governo escolhe o economista Álvaro Santos Pereira para governador do Banco de Portugal, sucedendo no cargo a Mário Centeno.
Governo aprova anteprojeto de reforma "profunda" da legislação laboral, a ser negociado com os parceiros sociais, e inclui rever "mais de uma centena de artigos do Código de Trabalho".
França anuncia que vai reconhecer o Estado da Palestina na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, em setembro.
Dia 27
A União Europeia e os Estados Unidos chegam a um acordo comercial que prevê a imposição de tarifas aduaneiras de 15% sobre os produtos europeus.
Dia 29
Reino Unido anuncia que vai reconhecer o Estado da Palestina em setembro.
AGOSTO
Dia 02
Governo declara situação de alerta em Portugal entre 3 e 7 de agosto devido ao elevado risco de incêndio.
Dia 08
O Tribunal Constitucional chumba regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, duas semanas depois de o Presidente da República ter pedido a apreciação da lei.
Dia 15
Portugal ativa o Mecanismo Europeu de Proteção Civil com pedido de apoio de quatro aviões Canadair de combate aos incêndios. Marrocos cede dois Canadair, na sequência da avaria das aeronaves a operar no país.
Dia 16
Os presidentes norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin, reúnem-se no Alasca. Trump afirma que o fim do conflito na Ucrânia depende agora do líder ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Dia 24
O incêndio de Piódão, Arganil, no distrito de Coimbra, entra em fase de resolução, ao fim de 11 dias, tendo alastrado a vários concelhos vizinhos, atingindo os distritos de Guarda e de Castelo Branco. Consumiu 64 mil hectares, a maior área ardida de sempre em Portugal.
Dia 28
Mísseis russos atingem delegação da União Europeia em Kyiv, na Ucrânia. Os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condemam o ataque.
Dia 30
Governo de Israel identifica os restos mortais de um segundo refém que recuperado de Gaza: o luso-israelita Idan Shtivi, de 28 anos.
SETEMBRO
Dia 01
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) revela que as autoridades portuguesas indeferiram 34 dos pedidos de asilo de um grupo de migrantes marroquinos que desembarcaram a 08 de agosto no Algarve, ficando por apreciar quatro casos de menores não acompanhados.
Dia 03
Elevador da Glória, em Lisboa, descarrila, e faz 16 mortos e 22 feridos, incluindo uma criança. Das 16 vítimas mortais, cinco são portugueses, dois sul-coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um norte-americano e um francês. O Presidente da República decreta um dia de luto nacional, a 04 de setembro, e o presidente da câmara de Lisboa suspende "de imediato" as operações dos ascensores da Bica e do Lavra e do Funicular da Graça para inspeção.
Dia 09
A Flotilha Global Sumud, de ajuda humanitária a Gaza, confirma que um dos principais barcos, com bandeira portuguesa, foi atingido por um drone ao largo de Tunes, capital da Tunísia.
Dia 10
Eurodeputada e antiga coordenadora bloquista Catarina Martins anuncia candidatura às eleições presidenciais de janeiro de 2026.
Ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, aliado próximo do presidente Donald Trump, morre após ser baleado num encontro com estudantes universitários.
Dia 11
A direção da ACE - Escola de Artes, no Porto, demite-se, após terem vindo a público testemunhos sobre alegados abusos por parte de professores daquela instituição ao longo de vários anos.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro é condenado a 27 anos e três meses de prisão por golpe de Estado
Dia 15
China e EUA acordam, em Madrid, que a rede social TikTok tenha um dono norte-americano.
Dia 16
Uma comissão internacional independente de investigação da ONU acusa Israel de cometer genocídio na Faixa de Gaza desde o início da guerra, em 07 de outubro de 2023.
Líder do Chega, André Ventura, anuncia pela segunda vez a sua candidatura às Presidenciais de 2026.
Dia 17
Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anuncia que a criação, a curto prazo, uma urgência regional de obstetrícia na Península de Setúbal, com o Hospital Garcia de Orta a funcionar em permanência e Setúbal a receber casos referenciados pelo SNS 24 e o INEM. Governo prevê o arranque no início de 2026.
Dois dos 10 'negacionistas' acusados de agredir e insultar Gouveia e Melo e Ferro Rodrigues são condenados a pena de multa pelo crime de injúria por chamarem "pedófilo" ao ex-presidente da Assembleia da República.
Dia 19
Parlamento aprova, na generalidade, a proposta de lei do Governo para reduzir a taxa do IRC até 17% em 2028, com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, Chega, IL, PAN e JPP.
Dia 21
Portugal, Canadá, Austrália e Reino Unido reconhecem o Estado da Palestina.
Dia 22
França, Andorra, Bélgica, Luxemburgo e Malta reconhecem o Estado da Palestina.
Dia 30
Assembleia da República aprova a nova versão da lei de estrangeiros com os votos favoráveis de PSD, CDS-PP, Chega, IL e JPP, e votos contra de PS, Livre, PCP, BE e PAN.
OUTUBRO
Dia 02
Três aeronaves norte-americanas fizeram, em junho, uma escala na base das Lajes, nos Açores, com destino a Israel, sem comunicação prévia ao chefe da diplomacia portuguesa, uma "falha de procedimento", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Dia 03
Humorista Joana Marques é absolvida no processo interposto pelos cantores Nelson e Sérgio Rosado, e não terá de pagar a indemnização de mais de um milhão de euros pedida pelos irmãos conhecidos como Anjos.
Dia 04
A Estação do Rossio, em Lisboa, é tomada por manifestantes de apoio a Gaza. PSP impede o acesso às plataformas, mas um jovem é eletrocutado ao subir para cima de um comboio.
Dia 05
Após terem sido detidos e repatriados de Israel, quatro ativistas portugueses na flotilha humanitária Global Sumud, entre eles a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, regressam a Lisboa, depois de terem estado detidos em Israel.
Dia 10
Prémio Nobel da Paz 2025 é atribuído à opositora venezuelana María Corina Machado, ex-deputada da Assembleia Nacional da Venezuela entre 2011 e 2014.
Cessar-fogo na Faixa de Gaza entra em vigor.
Dia 12
O PSD, sozinho ou em coligações, é o partido com mais presidentes de câmara eleitos, 136, conquistando a presidência da Associação Nacional dos Municípios Portugueses. O PS vence em 126 câmaras e consegue mais duas em coligação com o Livre e PAN. o CDS-PP continua a ser o quarto partido com mais presidentes de câmaras, seis eleitos em listas próprias e mais um em coligação com o PSD. O Chega ganha três câmaras.
Dia 14
PSP reconhece "um dia crítico" no aeroporto de Lisboa, com os passageiros fora da União Europeia a esperarem mais de 90 minutos nas partidas e chegadas devido ao novo sistema de controlo.
Dia 16
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga Lei dos Estrangeiros.
Dia 17
PSD, IL e CDS-PP aprovam, na generalidade, no Parlamento, o projeto de lei do Chega que visa proibir a utilização de burca em espaços públicos, invocando os direitos das mulheres e questões de segurança.
Dia 19
Museu do Louvre, em Paris, é assaltado, tendo os assaltantes roubado joias de "valor inestimável" e fugido do local.
Dia 20
Relatório preliminar do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) revela que o cabo que unia as duas cabinas do elevador da Glória e cedeu no seu ponto de fixação da carruagem que descarrilou não respeitava as especificações da Carris, nem estava certificado para uso em transporte de pessoas.
Dia 21
A nacionalista Sanae Takaichi é nomeada primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo.
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy inicia, na prisão de La Santé, Paris, o cumprimento da pena de cinco anos por financiar a campanha eleitoral do Eliseu de 2007 com fundos do regime líbio de Muammar Kadhafi. Sai 20 dias depois.
O deputado do Livre Jorge Pinto anuncia candidatura às eleições presidenciais de 2026.
Dia 22
Os jornalistas bielorrusso Andrzej Poczobut e a georgiana Mzia Amaglobeli são os vencedores do prémio Sakharov 2025, atribuído pelo Parlamento Europeu.
Lisboa, Barcelona e Madrid são as cidades da União Europeia onde os habitantes destinam maior percentagem do salário para pagar a habitação, segundo um relatório do Conselho Europeu.
Dia 25
Mariana Mortágua anuncia saída de coordenadora do BE, considerando que a direção foi incapaz de "gerar um novo impulso político e eleitoral".
Dia 28
Pelo menos 120 pessoas morrem, entre os quais quatro polícias numa mega operação no Rio de Janeiro contra o grupo Comando Vermelho. É considerada a operação mais mortal de sempre na cidade.
As alterações à Lei da Nacionalidade são aprovadas em votação final global por PSD/CDS, Chega e IL, no Parlamento. Os três partidos aprovam também uma alteração ao Código Penal que prevê a possibilidade de um juiz aplicar a perda da nacionalidade como pena acessória, por crimes graves.
Dia 30
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marca as eleições presidenciais para 18 de janeiro de 2026.
Governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordam processo para avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid em cinco horas até 2030.
Dia 31
Uma mulher de 36 anos, grávida de 38 semanas, natural da Guiné-Bissau, morre no hospital Amadora-Sintra, dois dias depois de ter tido uma consulta naquela unidade hospitalar, na qual lhe foi detetado um episódio de hipertensão, mas foi enviada para casa. A bebé morre no dia seguinte e o presidente da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra demite-se três dias depois.
Estado-Maior General das Forças Armadas guineenses denuncia uma alegada tentativa de golpe de Estado que envolve "vários oficiais".
NOVEMBRO
Dia 02
O eurodeputado e antigo líder da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo apresenta a sua candidatura à Presidência da República.
Dia 03
O presidente da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra demite-se na sequência do caso da grávida que morreu no dia 31 de outubro depois de ter tido alta dois dias antes, anuncia a ministra da Saúde.
Dia 04
O advogado de José Sócrates, Pedro Delille, renuncia ao mandato de defensor do antigo primeiro-ministro no julgamento da Operação Marquês, e o tribunal ordena a nomeação de um advogado oficioso para assegurar a defesa do ex-governante.
A recontagem dos votos de uma secção da freguesia de São Domingos de Benfica para a Câmara Municipal de Lisboa confirma a eleição de um segundo vereador para o Chega.
Dia 05
O democrata Zohran Mamdani, 34 anos, vence as eleições para presidente da câmara de Nova Iorque com mais de 50% dos votos, e torna-se o presidente da câmara daquela cidade norte-americana desde 1892 e também o primeiro muçulmano.
Dia 08
Marcha contra o pacote laboral organizada pela CGTP leva milhares de trabalhadores a descer a Avenida da Liberdade, em Lisboa, protestando contra as alterações à lei laboral propostas pelo Governo de Luís Montenegro.
Dia 13
Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos aprova um acordo que põe fim ao maior encerramento ('shutdown') do Governo na história do país, que se prolongou por 43 dias.
UGT aprova a decisão de avançar, com a CGTP, para uma greve geral em 11 de dezembro, contra o anteprojeto do Governo de reforma da legislação laboral.
Dia 14
O PCP denuncia a alegada produção, pela Casa da Moeda, de dois milhões de moedas para Israel, perguntando ao ministro dos Negócios Estrangeiros se não se trata de um "sinal inadequado" transmitido pelo Estado português.
Dia 18
O Ministério Público constitui quatro arguidos, duas pessoas e duas empresas, na "Operação voo TP789", após buscas à TAP, ao Grupo Barraqueiro e à Parpública relacionadas com a privatização da companhia área em 2015.
Dia 22
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, após manipular a pulseira eletrónica.
Dia 24
O Tribunal Central Criminal de Lisboa absolve o atual e a ex-bastonária dos enfermeiros e outras 11 pessoas ligadas à Ordem pelo alegado desvio, em 2016, de 63 mil euros da associação profissional.
Dia 25
A Polícia Judiciária desmantela uma organização criminosa de auxílio à imigração ilegal que controlava centenas de trabalhadores estrangeiros, a maioria em situação irregular em Portugal, e deteve 17 pessoas, nomeadamente 10 militares da GNR, um agente da PSP e seis civis, e realizou cerca de 50 de mandados de busca em Beja, Portalegre, Figueira da Foz e Porto.
Dia 26
Um grupo de militares anuncia tomada do poder na Guiné-Bissau, antecipando-se à divulgação dos resultados das eleições gerais de 23 de novembro.
Dia 27
O general Horta Inta-A é empossado presidente de transição da Guiné-Bissau, numa cerimónia no Estado-Maior General das Forças Armadas guineense.
Dia 28
O comandante dos Bombeiros do Fundão, José Sousa, demite-se do cargo na sequência de um alegado caso de violação praticado por bombeiros a um outro profissional.
Dia 30
O bloquista José Manuel Pureza é eleito coordenador do Bloco de Esquerda, sucedendo a Mariana Mortágua.
DEZEMBRO
Dia 03
A reitora do Colégio da Europa e ex-chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, é indiciada pelos crimes de corrupção, fraude, conflito de interesse e violação de segredo profissional.
Dia 04
O Governo aprova o novo regime de retorno de estrangeiros ilegais, que estará em consulta pública antes de seguir para o parlamento.
As televisões públicas de Espanha, Irlanda e dos Países Baixos deixam Festival Eurovisão da Canção, depois de a União Europeia de Radiodifusão ter decidido manter a participação de Israel. A RTP confirma que vai participar na edição de 2026, após alterações das regras de votação no concurso.
Dia 05
A Comissão Europeia multa a rede social X em 120 milhões de euros por violar a lei comunitária com uma enganosa marca de verificação, falta de transparência na publicidade e dificuldade no acesso de dados aos investigadores.
A Comissão Europeia aprova a venda do Novo Banco ao BPCE, o segundo maior grupo bancário francês e que se vai tornar acionista único deste quarto maior banco português, considerando não existirem preocupações em matéria de concorrência.
Dia 19
As autoridades norte-americanas anunciam o lançamento de um "ataque maciço" contra alvos do Estado Islâmico na Síria, em retaliação por um ataque que matou três norte-americanos, incluindo dois militares, no país.
O Departamento de Justiça norte-americano começa a divulgar os seus ficheiros sobre Jeffrey Epstein, criminoso sexual condenado e um financeiro rico conhecido pelas suas ligações a algumas das pessoas mais influentes do mundo, incluindo Donald Trump.
Dia 20
Portugal e a Ucrânia celebram um acordo para produção conjunta de drones subaquáticos e a realização de um fórum económico entre os dois países, anuncis o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Ucrânia, no âmbito da sua primeira visita a Kiev enquanto primeiro-ministro.
Inês de Sousa Real é reeleita para um terceiro mandato como porta-voz do PAN, com 69 dos 72 votos dos delegados, conquistando todos os lugares da direção.
Dia 22
O Tribunal Local Cível de Lisboa condena o Chega a retirar todos os cartazes da campanha presidencial de André Ventura que visam a comunidade cigana, estipulando um prazo de 24 horas para que tal aconteça.
O Presidente da República promulga o Orçamento do Estado para 2026, salientando a contribuição do parlamento "para a estabilidade financeira interna e externa" e considerou que o documento, apesar de "manter disposições avulsas", reduz "o casuísmo".
A autoridade italiana de concorrência (AGCM) anuncia que aplicou uma multa de mais de 98,6 milhões de euros à empresa americana Apple por "abuso de posição dominante". Segundo a autoridade italiana, a Apple violou a lei relativa à concorrência no mercado dos criadores de aplicações.
Dia 29
O preço da prata comerciável volta a bater o seu recorde, atingindo os 84 dólares (71,35 euros) por onça (28,3 gramas).
Leia Também: Papa, PdC, Diogo Jota, Balsemão: 2025 foi ano de despedidas. Recorde














