Dezenas de detenções após invasão de prisão em Londres por manifestantes
- 25/01/2026
O grupo estava "a protestar em apoio de um prisioneiro da organização Palestine Action em greve de fome", na noite de sábado, e recusou-se a sair do recinto da prisão quando foi ordenado, informou a Polícia Metropolitana de Londres na rede social X.
"Aparentemente, impediram a entrada e saída de funcionários da prisão, ameaçaram os agentes e alguns conseguiram entrar numa área restrita a funcionários de um dos edifícios da prisão", disse a polícia, acrescentando que "todos os envolvidos" foram detidos.
Um porta-voz do Ministério da Justiça descreveu o incidente como "profundamente preocupante".
UPDATE: 86 people were arrested on suspicion of aggravated trespass following last night's incident at HMP Wormwood Scrubs. https://t.co/Ul5qtfvJcE
— Metropolitan Police (@metpoliceuk) January 25, 2026
O incidente aconteceu na prisão HMP Wormwood Scrubs, no oeste de Londres, onde um homem chamado Muhammad Umer Khalid está detido e em greve de fome há mais de duas semanas, segundo a organização Prisoners for Palestine.
Outros ativistas têm estado em greve de fome nos últimos meses, enquanto aguardam julgamento por invasão de propriedade e vandalismo cometidos em nome da Palestine Action, antes de a organização ser proibida no Reino Unido, ao abrigo da legislação antiterrorista.
Khalid e os restantes negam as acusações e exigem que sejam retiradas.
Em 23 de dezembro do ano passado, a ativista climática sueca Greta Thunberg foi detida em Londres durante uma manifestação de apoio a membros detidos da Palestine Action.
Segundo a organização Defend Our Juries, Thunberg, de 22 anos, segurava um cartaz com a frase "Eu apoio os prisioneiros da Palestine Action. Oponho-me ao genocídio" e foi detida ao abrigo da legislação antiterrorista britânica.
A proibição do grupo Palestine Action no Reino Unido levou a um aumento significativo de detenções alegadamente relacionadas com terrorismo, segundo indicou em dezembro o Governo britânico.
Leia Também: Aeroporto de Heathrow elimina limite de 100 mililitros na bagagem de mão














