Detidas em Espanha 34 pessoas ligadas a grupo nigeriano de fraudes online
- 09/01/2026
A Black Axe é uma "rede transnacional de origem nigeriana" que faz fraudes 'online' "em todo o mundo", segundo um comunicado divulgado pela Polícia Nacional de Espanha e a Europol (agência da União Europeia de cooperação policial).
As 34 detenções foram todas feitas em Espanha, nas zonas de Sevilha, Madrid, Málaga e Barcelona, e todas as pessoas são suspeitas de pertencerem a "uma organização criminosa ligada" à Black Axe, lê-se na mesma nota.
Segundo a polícia espanhola, entre os detidos estão os líderes da organização "estabelecidos em Sevilha, Málaga e Barcelona" e quatro deles estão já em prisão preventiva por decisão judicial.
Nesta operação foram apreendidos mais de 66 mil euros em dinheiro e bloqueadas contas bancárias com 119.352 euros.
A polícia apreendeu ainda telemóveis e outros aparelhos eletrónicos, assim como cinco automóveis.
A rede desarticulada em Espanha atuava, essencialmente, através da fraude conhecida como "Man in the MIddle", "uma técnica através da qual os criminosos se intrometem em comunicações legítimas para intercetar, modificar ou redirigir informação e pagamentos sem que as vítimas o percebam", explicou a polícia espanhola.
Os 34 detidos são acusados de crimes de pertença a organização criminosa, burlas, branqueamento de capitais, falsificação de documentos, tráfico ilegal de veículos e obstrução à justiça, entre outros delitos.
A polícia espanhola explicou que a colaboração da polícia do estado alemão da Baviera e o apoio da Europol se deveu à "elevada quantidade de vítimas em diferentes países europeus e à dimensão internacional da organização".
"Os agentes certificaram que a organização criminosa, com mais de 15 anos de atividade comprovada, estaria ligada a uma fraude total de 5.937.589,70 euros, dos quais 3.211.297,89 euros estão relacionados com esta operação", sublinhou a Polícia Nacional de Espanha, que acrescentou que "a investigação permanece aberta e não se descartam novas detenções".
Leia Também: Agricultores bloqueiam estradas em França junto à Bélgica e Espanha














