"Descansa em paz". As imagens da homenagem às vítimas na Suíça

  • 02/01/2026

Um dia depois do incêndio que tirou cerca de 40 vidas num bar na Suíça, já dezenas - senão mesmo centenas - de pessoas se dirigiram à porta do Le Constellation para deixar o seu tributo aos que partiram.

 

Os ramos de flores amontoam-se pelo chão e enchem uma mesa à frente do estabelecimento. Entre eles estão velas, ursos de peluche e mensagens de familiares e entes queridos de mortos, feridos ou desaparecidos no acidente. 

"Descansa em paz". "Vamos sempre lembrar-nos de ti". "Amor, força e coragem." São algumas das palavras que se lêem nestas notas.

Pode ver na nossa galeria imagens da homenagem às vítimas deste incidente.

Tendo em conta o pouco tempo que passou desde o fogo, a grande maior parte das vítimas ainda permanece por identificar, apesar dos esforços das autoridades suíças.

Para já, ainda só foi identificada uma única vítima mortal: o italiano Emanuele Galeppini, de 16 anos.

"A Federação Italiana de Golfe lamenta a morte de Emanuele Galeppini, um jovem atleta que carregava consigo paixão e valores autênticos. Neste momento de profunda dor, os nossos pensamentos estão com sua família e com todos aqueles que o amavam. Emanuele, estarás para sempre nos nossos corações", pode ler-se na nota de pesar emitida pela Federgolf nas redes sociais.

Incêndio na Suíça: Identificada 1.ª vítima mortal. É um jovem golfista

Incêndio na Suíça: Identificada 1.ª vítima mortal. É um jovem golfista

Emanuele Galeppini, jovem golfista italiano, morreu na sequência do incêndio num bar em Crans-Montana, na Suíça, na noite de passagem de ano. Confirmação do óbito foi feito pela Federgolf.

Francisco Amaral Santos | 08:14 - 02/01/2026

Quanto aos feridos, segundo o chefe da Polícia do Cantão de Valais, Frederic Gisler, foram identificados 113 de 119. Há, até ao momento, registo de 71 suíços, 14 franceses, 11 italianos, quatro sérvios, um bósnio, um belga e uma portuguesa.

Esta sexta-feira, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, revelou que esta cidadã está na casa dos 40 anos, e é originalmente de Vale de Telhas, em Mirandela. Para além dela, o governante adiantou ainda que há uma outra portuguesa, de 22 anos, desaparecida, frisando, no entanto, que não é possível "relacionar com este gravíssimo incidente".

O incêndio, recorde-se, deflagrou pelas 1h30 locais (00h30 em Lisboa) de quinta-feira, seguindo-se uma explosão, no bar-discoteca La Constellation, na estância de Crans-Montana. Segundo explicou a procuradora de Valais, Beatrice Pilloud, "o fogo alastrou-se e, à medida que se intensificava, causou uma explosão generalizada".

Para já, as autoridades acreditam que "o incêndio começou com velas de foguete colocadas sobre garrafas de champanhe, que foram levadas muito perto do teto, e a partir daí ocorreu uma conflagração rápida e generalizada", explicou a Procuradora-Geral do Cantão de Valais, Béatrice Pilloud, em conferência de imprensa.

Segundo a imprensa internacional, os donos do Le Constellation terão ignorado uma proibição de fogo de artifício do governo local, permitindo a utilização de velas foguete dentro do bar. Terá sido a faísca destas velas que deu início ao fogo que matou dezenas.

Os co-proprietários do Le Constellation estão sob suspeita por "incêndio criminoso por negligência" e "homicídio por negligência", sendo que ambos já foram interrogados pelas autoridades.

Donos de bar na Suíça terão ignorado proibição de fogos de artifício

Donos de bar na Suíça terão ignorado proibição de fogos de artifício

Os donos do bar onde morreram pelo menos 40 pessoas e mais de 100 ficaram feridas, na Suíça, terão ignorado uma proibição de fogos de artifício imposta pelo governo local. Há ainda relatos de que não terão seguido outros procedimentos de segurança e que serviram álcool a menores.

Carolina Pereira Soares | 17:50 - 02/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912806/descansa-em-paz-as-imagens-da-homenagem-as-vitimas-na-suica#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes