Declara-se inocente procuradora acusada sob pressão de Trump

  • 24/10/2025

Letitia James, acusada a 09 deste mês, declarou-se inocente perante um tribunal federal em Norfolk, no estado da Virgínia (leste), relativamente aos dois crimes de que é acusada, tendo a data de início do julgamento sido fixada para 26 de janeiro, disseram as mesmas fontes.

 

James tinha conseguido, em fevereiro de 2024, a condenação do Presidente norte-americano, Donald Trump, ao pagamento de uma multa de quase meio milhar de milhão de dólares. 

Em agosto, essa condenação por fraude foi anulada por um tribunal de recurso do estado de Nova Iorque, que considerou a multa excessiva, decisão da qual a procuradora recorreu.

Durante a campanha eleitoral, Trump manifestou várias vezes a intenção de, uma vez regressado ao poder, se vingar de todos os que considera inimigos pessoais.

Letitia James é a terceira dessas personalidades a ser acusada desde o início do segundo mandato do Presidente republicano, a 20 de janeiro.

O antigo diretor do FBI, a polícia federal, James Comey foi acusado a 25 de setembro, e o antigo conselheiro de segurança nacional de Donald Trump no primeiro mandato John Bolton foi acusado em 16 deste mês. Ambos se declararam inocentes.

James Comey pediu na segunda-feira a anulação do processo contra si, alegando que este foi motivado apenas pelo "rancor pessoal" do Presidente norte-americano e pela "nomeação ilegal" da procuradora designada por Donald Trump.

Letitia James anunciou igualmente a intenção de recorrer da nomeação dessa procuradora.

Em setembro, Trump exerceu publicamente pressão sobre a secretária da Justiça, Pam Bondi, questionando, na sua plataforma Truth Social, o facto de James Comey, Letitia James e o senador democrata Adam Schiff, outro dos alvos habituais, ainda não terem sido acusados.

Depois de ter forçado a demissão do procurador do distrito leste da Virgínia, o Presidente republicano substituiu-o de imediato nesse cargo estratégico por Lindsey Halligan, uma conselheira da Casa Branca.

Foi esta última quem iniciou pessoalmente os processos que levaram à acusação de James Comey e de Letitia James.

Leia Também: Procuradora-geral acusada após pressão de Trump denuncia "retaliação" 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2876637/declara-se-inocente-procuradora-acusada-sob-pressao-de-trump#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes