"Decisão histórica". Feira da Agricultura 2026 não vai ter bovinos
- 13/01/2026
A edição deste ano da Feira da Agricultura em França não vai contar com a presença de bovinos. A decisão foi hoje anunciada e é histórica: é a primeira vez em 60 anos que o certame não contará com estes animais, refere o Le Parisien.
Os organizadores do evento, que normalmente recebem cerca de 600 cabeças de gado vindas de toda a França, anunciaram nesta terça-feira de manhã que não haverá vacas, bezerros ou touros no evento que decorre entre 21 de fevereiro a 1 de março na Porte de Versailles.
Em causa está uma vaga de casos de Dermatose Nodular Contagiosa (DNC), uma doença viral que afeta os bovinos e certas espécies de ruminantes selvagens como o búfalo de água.
O responsável pelo evento, Jérôme Despey, fez saber que desejava "a presença de bovinos e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que isso fosse possível, respeitando rigorosamente as regras sanitárias", antes de oficializar a decisão final.
Recorde-se que em a Dermatose Nodular Contagiosa (DMC), que afeta bovinos e alguns ruminantes selvagens, agravou-se na União Europeia, levando a DGAV a apelar para que os produtores, comerciantes e médicos reforçassem as medidas de segurança, evitando a entrada do vírus.
O setor foi aconselhado a aplicar as medidas de biossegurança nas explorações, centros de agrupamento e entrepostos, controlar os vetores através da utilização de inseticidas e antiparasitários externos e proceder à limpeza, desinfeção e desinsetização dos veículos e navios que transportam animais.
Leia Também: Ar polar da Gronelândia chega a Portugal na 6.ª-feira. Pode trazer neve














