David cantou músicas de Natal durante 42 horas. O objetivo? Bater recorde

  • 26/12/2025

David Purchase, de Gloucester, na Inglaterra, cantou músicas de Natal sem parar durante cerca de 42 horas. O objetivo, contou o britânico de 63 anos ao The Washington Post, foi bater o recorde mundial da maratona mais longa de canções natalícias. 

 

"Eu sei, sou maluco", disse David ao jornal. "A emoção de fazer algo que nunca tinha sido feito antes foi uma sensação incrível".

David começou a cantar quando era jovem, influenciado pela mãe cantora. Atualmente, é proprietário de um restaurante de fast-food nas Docas de Gloucester e a ideia de bater um recorde surgiu há cerca de um ano, quando começou a pensar num evento natalício que pudesse reunir pessoas e atrair atenções para o estabelecimento. 

"Pensei em cantar", disse. "Perguntei-me: será que existe um recorde mundial de canto contínuo?"

Foi nessa altura que descobriu que o atual recorde mundial do Guinness para a maratona de canto mais longa era de 105 horas, mas reconheceu que não conseguiria cumprir tantas horas.

"Isto estava muito além do meu alcance. Pensei: será que existe uma versão natalícia disto?", disse, acrescentando que acabou por descobrir que sim e que o recorde era de 32 horas. 

"Pensei: Bem, isto é controlável, porque quando era criança costumava cantar o tempo todo", afirmou. "Provavelmente foi um pouco de autoindulgência, pensar que queria voltar a cantar e sentir o que é estar de volta ao palco."

No entanto, alguns meses meses depois descobriu que alguém na Nigéria tinha batido o recorde que pretendia, ao cantar músicas de Natal durante 40 horas seguidas. Ainda assim, decidiu que iria superá-lo. 

David quis aumentar a fasquia para 42 horas para se assegurar que tinha uma vantagem significativa sobre o atual detentor do recorde. Para tal, decidiu começar a treinar e assegurou-se que cumpria a lista de exigências do Guinness World Records.

"Corria cinco quilómetros todos os dias para garantir que a minha capacidade pulmonar estava em dia, para poder controlar a minha respiração e o meu canto. Estar em forma era importante… embora fosse um enorme desafio vocal, era também um desafio físico", contou David ao The Washington Post.

Britânico tem de cumprir várias regras para poder receber título de recordista

Entre as regras, contou David, havia a possibilidade de fazer uma pausa de cinco minutos. "Era permitido acumular este intervalo para ter uma pausa de 20 minutos, desde que fosse acumulado durante quatro horas", explicou.

Se David quisesse comer, ir à casa de banho ou descansar teria de aproveitar esses intervalos. Além disso, entre cada música só podia haver uma pausa de 30 segundos e a mesma música não podia ser repetida no espaço de uma hora. 

Assim, o britânico escolheu uma seleção de 38 músicas natalícias e cantou-as 18 vezes ao longo das 42 horas, totalizando 684 músicas cantadas entre as 00h00 de dia 11 de dezembro e as 18h00 do dia 12. 

Entre os temas escolhidos estiveram  "Once in Royal David’s City", "White Christmas" e "Winter Wonderland", All I Want for Christmas Is You", de Mariah Carey, e "Merry Christmas", de Ed Sheeran e Elton John.

David pensou em desistir, mas público apoiou-o: "Uma memória para a vida"

David confessou que pensou em desistir por volta da 32.ª hora devido à privação de sono. "Comecei a ter alucinações", disse Purchase. "Estava a cair de sono em pé." Para o apoiar, havia uma cadeira para que se sentasse quando sentia necessidade, mas, explicou, a cadeira "aumentava ainda mais o cansaço". 

Durante a duração da 'prova', o homem teve de ter cuidado até com o que comia, uma vez que grandes refeições podiam deixá-lo ainda mais cansado.

Esteve de pé a maior parte do tempo em que cantou, embora tivesse uma cadeira e se sentasse quando sentia necessidade.

"O problema com a cadeira era que aumentava ainda mais o cansaço", disse. "Eu realmente sentia que estava a esforçar-me ao máximo." "Tinha de ter muito cuidado com o que comia. Estava a sobreviver à base de bananas e gelatina", disse. 

O facto de David decidir fazer o evento num espaço público serviu como motivação. Segundo o próprio, quando ponderou desistir, começaram a chegar mais pessoas e ajudavam-no a animar-se. Entre os presentes estiveram as suas duas filhas e o neto.

"Não há nada melhor do que ver a sua família extremamente feliz com o que fez", afirmou. 

"Toda a gente veio porque queria fazer parte de algo, fazer parte da minha superação dessa barreira", acrescentou. "Foi uma memória para a vida… Acho que as pessoas vão falar disto durante semanas, meses e talvez até anos."

O próximo passo agora é reunir as provas, incluindo 42 horas de filmagem, e enviar para o Guinness World Records, que já disse ao The Washington Post estar "a aguardar ansiosamente a receção das provas para análise". 

"Penso que o Guinness não terá problemas em conceder-me o recorde mundial", considerou David. "A única coisa que nos impediria seria alguém tentar bater as 42 horas e conseguir antes de mim".

Pode ver, na galeria acima, a interpretação de David Purchase da música 'All I Want For Christmas Is You', de Mariah Carey.

Leia Também: Novo centro de testes da chinesa Geely bate recordes do Guinness

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909989/david-cantou-musicas-de-natal-durante-42-horas-o-objetivo-bater-recorde#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes