Cripto. Juíza e mãe raptadas em França por 30h (até alertarem vizinho)

  • 08/02/2026

Cinco pessoas foram detidas, este domingo, em França, depois de raptarem uma juíza e a sua mãe e pedirem para o resgate ser pago em criptomoedas. O resgate foi dirigido ao companheiro da juíza, que tem um cargo de topo numa start-up desta área.

 

De acordo com a Agência France-Presse (AFP), o rapto aconteceu na quarta-feira, quando as duas mulheres, de 35 e 67 anos, estavam em casa da juíza, e o seu companheiro estava ausente.

O homem recebeu o pedido de resgate, assim como uma fotografia da companheira. Os raptores diziam que iriam magoar as vítimas, nomeadamente, mutilá-las, caso o resgate não fosse pago.

As mulheres ficaram sob controlo dos raptores, quatro homens e uma mulher, durante cerca de 30 horas, em Bourg-lès-Valence, na região de Drôme. Conseguiram, no entanto, libertar-se, e fazer 'soar alarmes', fazendo barulho na porta da garagem da casa onde estavam. "Alertado pelo barulho, um vizinho interveio. Ele conseguiu abrir a porta e permitir que as duas vítimas escapassem", disse o procurador de Lyon, Thierry Dran à AFP. O responsável acrescentou que as mulheres estavam feridas, mas não detalhou a gravidade.

Ainda de acordo com o procurador, o resgate, cujo valor não foi revelado, ainda não tinha sido pago.

As buscas envolveram cerca de 160 agentes da polícia e, de acordo com o que é explicado pelas publicações internacionais, a mulher pertencente ao grupo de criminosos era casa com um outro integrante detido. Segundo uma fonte próxima do caso contou, as primeiras duas detenções aconteceram na madrugada deste domingo, com dois dos integrantes a tentarem fugir para Espanha de autocarro, e os outros três foram apanhados pelas autoridades já durante a amanhã.

Uma outra fonte detalhou ainda que as autoridades continuam a investigação à procura de mais suspeitos que possam estar envolvidos no esquema.

As autoridades francesas têm vindo a lidar com vários casos de sequestro e tentativas de extorsão relacionadas com famílias com poder económico que têm alguma ligação ao mercado das criptomoedas.

Em janeiro de 2025 David Balland, cofundador da criptomoeda Ledger, e a sua esposa foram sequestrados. Ambos foram resgatados, mas Balland acabou por sofrer a amputação de uma mão.

Em maio do mesmo ano, a filha e o neto do diretor-geral de uma outra empresa de criptomoedas, a Paymium, escaparam a uma tentativa de rapto numa rua no centro de Paris, existindo vídeo do momento.

No mesmo mês, o pai de um magnata de criptomoedas foi raptado, em Paris, e, apesar de ter sido encontrado pelas autoridades francesas, os raptores chegaram a torturá-lo tendo, inclusive, cortado um dedo a esta vítima.

Os casos reacenderam o debate sobre a segurança de figuras ligadas ao setor das criptomoedas, frequentemente alvo de crimes violentos devido à sua elevada exposição financeira e à descentralização dos seus ativos.

Pai de magnata de criptomoedas raptado libertado com ferimentos graves

Pai de magnata de criptomoedas raptado libertado com ferimentos graves

As autoridades francesas informaram hoje que o pai de um magnata de criptomoedas que tinha sido raptado esta semana em Paris foi libertado no sábado à tarde, numa operação policial que resultou na detenção de cinco suspeitos.

 Lusa | 15:32 - 04/05/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935466/cripto-juiza-e-mae-raptadas-em-franca-por-30h-ate-alertarem-vizinho#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes