Cria de elefante asiático nasce no Washington Zoo. É a 1.ª em 25 anos
- 05/02/2026
Uma cria de elefante asiático nasceu no Zoológico Nacional e Instituto de Biologia da Conservação de Smithsonian, também conhecido como Washington Zoo, na segunda-feira. Trata-se do primeiro elefante a nascer no zoo norte-americano em quase 25 anos.
Em comunicado, na terça-feira, o Washington Zoo indicou que a elefanta "Nhi Linh deu à luz uma cria saudável na segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026" e que "tanto a mãe como a cria estão a descansar".
"Os elefantes asiáticos são uma espécie em extinção, com menos de 50.000 exemplares restantes na natureza. Cada nascimento é um motivo para comemorar, e esta cria marca o primeiro nascimento no zoológico em quase 25 anos", destacou ainda.
O animal, do sexo feminino, nasceu às 1h15 locais de segunda-feira, com cerca de 136 quilogramas e 90 centímetros de altura. A mãe, Nhi Linh, tem 12 anos e o pai, Spike, 44.
"Meu Deus, estou tão emocionada", disse a diretora do zoológico, Brandie Smith, ao Washington Post. "Esta é a primeira cria de elefante asiático que temos aqui em mais de duas décadas".
"Ela é tão adorável", acrescentou. "É pura alegria olhar para esta pequena elefanta. E sei que digo isto constantemente, mas todos nós precisamos de um pouco de pura alegria neste momento".
A cria só fará a sua estreia pública daqui a cerca de um mês. Até lá, estará a criar laços com a mãe, os outros elefantes e os tratadores do Washington Zoo, que tem agora sete elefantes - incluindo a cria.
"Toda a equipa tem dormido no celeiro [dos elefantes]", revelou Smith. "Estamos aqui 24 horas por dia, 7 dias por semana".
A cria acabou por nascer na madrugada de segunda-feira, 2 de fevereiro, numa sala de partos no Elephant Barn, uma área adjacente ao Elephant Community Center que não é aberta ao público. A sua avó, Trong Nhi, de 22 anos, e a sua companheira de manada Bozie, de 51 anos, estavam em salas próximas.
"Como tanto Trong Nhi como Bozie têm uma ligação estreita com Nhi Linh, era importante que estivessem presentes e partilhassem a sua experiência", afirmou o Washington Zoo.
No ano passado, era esperado o nascimento de duas crias de elefante. A mãe de Nhi Linh, Trong Nhi, também estava grávida, mas sua gravidez terminou prematuramente e a cria nasceu natimorta nasceu a 12 de dezembro.
O Washington Zoo, que tem elefantes desde 1891, não registava nenhum nascimento desde 25 de novembro de 2001.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Animais de zoo no Brasil receberam gelados de carne com calor recorde














