"Corajosos". Bombeiros resgatam cavalos durante cheias em Samora Correia
- 09/02/2026
Os Bombeiros Voluntários de Samora Correia, no distrito de Santarém, protagonizaram um salvamento que está a percorrer as redes sociais e a emocionar os amantes de animais.
Os primeiros alertas surgiram em grupos online da região, onde muitos alertavam para existência de vários cavalos que estavam parcialmente submersos, na zona ribeirinha da cidade ribatejana.
O acidente aconteceu numa altura em que o nível das água do rio aumentou consideravelmente, na sequência das tempestades que assolam o nosso país há mais de uma semana.
Os animais estavam a pastar junto ao rio Almansor e pertenciam à Sociedade das Silveiras, que é quem partilha o momento do seu resgate. Imagens essas que estão a valer muitos elogios à atuação desta corporação.
"Na quinta-feira de manhã, recebemos uma chamada de emergência e tivemos de retirar cerca de 40 potros e potras do campo e levá-los por um trilho, passando por outra estrada submersa, para os levar para um local seguro. Infelizmente, no grupo das potras, cinco delas afastaram-se para um local onde deixámos de as conseguir alcançar", reporta esta sociedade no Instagram, dando conta que teve de recorrer à ajuda dos bombeiros para salvar os animais.
"Não teríamos conseguido sem a sua intervenção essencial e corajosa!", agradece a sociedade, dando conta que os animais já se encontram seguros e bem de saúde.
Assista ao vídeo em seguida:
Nos comentários, muitos enaltecem a nobreza da ação dos bombeiros, que não temem em pôr-se em risco para salvar a vida dos animais.
Samora Correia, que pertence ao munícipio de Benavente, e uma das regiões afetadas pelo mau tempo, registando-se inundações em toda a sua zona ribeirinha.
No município de Benavente, várias estradas encontram-se cortadas, incluindo a EM1456 e troços da EN118, bem como acessos ao Parque Ribeirinho, que está inundado. Foram registadas submersões em vias rurais e estradas de ligação a Samora Correia e Salvaterra de Magos.
O município pediu ao Governo, esta segunda-feira, a isenção temporária de portagens na A13 e na A10, devido às cheias que encerraram várias estradas e estão a provocar graves constrangimentos na mobilidade.
Sónia Ferreira, autarca local, explicou que o pedido tem caráter urgente, uma vez que "muitos automobilistas, incluindo alunos e trabalhadores", são obrigados a recorrer às autoestradas para assegurar deslocações essenciais, face ao encerramento de vias municipais e nacionais.
A autarca adiantou que a várzea entre Benavente e Samora Correia está totalmente submersa e deverá manter-se encerrada durante vários dias, uma vez que "a água não tem para onde escoar".
O mau tempo já fez 15 vítimas em Portugal, sendo que a chuva promete não dar trégua até ao final da semana.
Leia Também: Benavente pede ao Governo isenção temporária de portagens na A13 e A10














