"Continuar a aplicar a lei". Polícias federais enviados para Minneapolis
- 12/01/2026
"Continuaremos a aplicar a lei: se os indivíduos cometerem atos de violência contra as forças da lei ou obstruírem as nossas operações, isso é crime e vamos responsabilizá-los pelas consequências", disse a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, durante uma participação no programa "Sunday Morning Futures" da Fox News.
Antes, na CNN, a secretária acusou os democratas de "incentivarem" a violência contra o ICE, o braço da ofensiva da administração norte-americana contra a imigração ilegal nos Estados Unidos, que foi declarada prioridade nacional.
Enquanto se realizam manifestações por todo o país para lamentar a tragédia que tirou a vida à norte-americana Renee Nicole Good, de 37 anos, Kristi Noem reiterou a versão oficial dos acontecimentos como legítima defesa, referindo-se ao sucedido como um ato de "terrorismo doméstico".
Apesar de vários políticos democratas, principalmente o governador do Minnesota, Tim Walz, e o presidente da Câmara de Minneapolis, Jacob Frey, contestem esta explicação, com base em imagens de vídeo, a secretária de Segurança Interna acusa-os de terem "politizado excessivamente a situação", falando "inapropriadamente" sobre o que se passa no local.
"Inflamaram a opinião pública. Incentivaram o tipo de destruição e violência que temos visto em Minneapolis nos últimos dias", declarou.
Desde o tiroteio de quarta-feira em Minneapolis, milhares de pessoas têm-se manifestado em várias cidades do país, na sua maioria de forma pacífica, exigindo uma investigação completa sobre as circunstâncias do tiroteio fatal.
Os parlamentares democratas criticam particularmente o facto de os investigadores locais terem sido excluídos da investigação do FBI.
A investigação deverá ser "neutra, imparcial e baseada nos factos", reiterou hoje o presidente da Câmara de Minneapolis, em entrevista à CNN.
Jacob Frey considerou ainda legítimas as ações de ativistas organizadas para tentar travar as operações de fiscalização da imigração --- do tipo em que a vítima estava a participar.
"É claro que as leis devem ser cumpridas, obviamente. Mas também existe a obrigação de as cumprir e de conduzir as operações policiais de forma consistente com a Constituição", disse o autarca de Minneapolis, dando exemplos como "mulheres grávidas a serem arrastadas nas ruas" e "estudantes do liceu" a serem detidos sem motivo.















