Comissão Europeia admite propor sanções "mais severas" contra Teerão

  • 12/01/2026

"Estamos preparados para propor novas sanções, mais severas, perante a repressão violenta das manifestações. É uma decisão que precisaria de ser aprovada pelo Estados-membros por unanimidade", afirmou o porta-voz da Comissão Europeia para os Assuntos Externos e Política de Segurança, Anouar El Anouni, na conferência de imprensa diária do executivo comunitário.

 

O porta-voz recordou que a União Europeia (UE) já impôs sanções contra personalidades iranianas responsáveis por "violações graves dos direitos humanos no país" e afirmou que a Comissão Europeia manifesta "total solidariedade" com o povo iraniano.

"Estão a pôr a sua vida em risco e é absolutamente inaceitável que pessoas que estão a manifestar-se pacificamente, em defesa da sua liberdade, estejam a ser detidas e mortas. É completamente inaceitável", afirmou, por sua vez, a porta-voz da Comissão Europeia, Paula Pinho.

Pelo menos 538 pessoas morreram, segundo dados da organização não-governamental (ONG) norte-americana Human Rights Activists News Agency (HRANA), nas manifestações no Irão, que começaram a 28 de dezembro, em protesto contra a crise económica e o custo de vida, e que se espalharam por todo país do Médio Oriente.

Também foram registadas manifestações em países estrangeiros em solidariedade com as reivindicações do povo iraniano.

Além das vítimas mortais, os protestos resultaram na detenção de 10.675 pessoas, incluindo 160 menores de idade e 52 estudantes, indicou ainda a HRANA.

Leia Também: Mais de 500 mortos após semanas de protestos. O que se passa no Irão?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2917800/comissao-europeia-admite-propor-sancoes-mais-severas-contra-teerao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes