Comboios suspensos na Sérvia por ameaça de bomba antes de grande ação

  • 31/10/2025

Num comunicado, a companhia ferroviária estatal Srbijavoz explicou que decidiu suspender totalmente a circulação de comboios no país, porque tinha recebido uma chamada anónima alertando para a colocação de explosivos em todos os carris e vias.

 

"Estamos a trabalhar em estreita cooperação com o Ministério do Interior para resolver a situação. Vemo-nos obrigados a suspender temporariamente a circulação de todos os comboios, com o objetivo de proteger a vida dos passageiros e das tripulações", declarou a Srbijavoz num comunicado publicado na página da Internet da empresa.

Numerosos passageiros que viajavam de comboio para Novi Sad, no norte da Sérvia, procedentes de vários pontos do país, tiveram de abandonar os comboios a meio do percurso.

Entretanto, milhares de cidadãos, sobretudo estudantes e alunos do ensino básico e secundário, continuaram hoje a sua marcha a pé rumo a Novi Sad. Alguns, como os que partiram há duas semanas de Novi Pazar, no sul, percorreram já várias centenas de quilómetros.

Os habitantes de Novi Sad estão a preparar-se para acolhê-los esta noite calorosamente.

Esta cidade, a segunda maior da Sérvia, espera que dezenas de milhares de pessoas de todo o país compareçam, no sábado, na cerimónia em memória das 16 vítimas mortais do desabamento da cobertura da estação ferroviária, no dia 01 de novembro de 2024.

Os organizadores da cerimónia, um movimento estudantil que desde então protesta contra o regime do Presidente nacional-populista, Aleksandar Vucic, afirmam que o evento de sábado não tem caráter político e é exclusivamente dedicado às vítimas e aos seus familiares.

O desastre provocou a indignação de muitos cidadãos, que culpam as autoridades alegadamente corruptas pelo desabamento de parte da recém-renovada estação, e desencadeou a maior onda de protestos antigovernamentais da história recente da Sérvia.

Esta não é a primeira vez que ameaças de bomba paralisam os caminhos-de-ferro na Sérvia, na véspera de uma manifestação pública agendada, e os autores das ameaças não foram, até agora, encontrados.

Leia Também: Sérvia assinala 1.º aniversário da tragédia que matou 16 pessoas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2880709/comboios-suspensos-na-servia-por-ameaca-de-bomba-antes-de-grande-acao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes