Colisão entre táxi minibus e camião faz 11 mortos na África do Sul
- 29/01/2026
O acidente de quinta-feira ocorreu dias depois de outro semelhante ter deixado 14 crianças mortas, vítimas de uma colisão, também fatal, entre um autocarro escolar e um camião.
A colisão deu-se perto da cidade de Durban, na província oriental de KwaZulu-Natal.
Siboniso Duma, funcionário do departamento provincial de transportes, disse em comunicado que 11 pessoas, incluindo uma criança, morreram no local, embora essas informações sejam preliminares.
"Testemunhas alegaram que o motorista do camião fez uma inversão de marcha, resultando numa colisão frontal", disse Duma.
Garrith Jamieson, porta-voz do serviço paramédico privado ALS Paramedics, adiantou que em virtude deste acidente, existem 11 mortos e várias pessoas ficaram gravemente feridas, incluindo o motorista do táxi 'minibus', que ficou preso nos destroços.
O condutor do autocarro escolar envolvido no acidente perto de Joanesburgo em 19 de janeiro foi detido e acusado de 14 homicídios, depois de as autoridades terem alegado que ele estava a conduzir de forma imprudente ao ultrapassar uma fila de veículos antes de embater no camião.
O condutor de 22 anos foi inicialmente acusado de um crime comparável ao homicídio por negligência, mas as acusações foram elevadas para homicídio, segundo os procuradores do Estado.
Os táxis 'minibus' são o meio de transporte público preferido pela maioria dos sul-africanos para ir e voltar do trabalho, estimando-se que sejam utilizados por aproximadamente 70% dos passageiros.
Por outro lado, muitos pais sul-africanos dependem destes transportes privados para levar os seus filhos à escola.
Em outubro, 18 crianças ficaram gravemente feridas num acidente no leste do país e, em setembro, pelo menos cinco alunos morreram e outros oito ficaram feridos num acidente semelhante.
Este é o mais recente de uma série de acidentes mortais no país, que tem uma rede rodoviária moderna, mas onde os acidentes são muito frequentes devido ao excesso de velocidade, à condução perigosa e ao mau estado dos veículos.
Mais de 11 mil pessoas perderam a vida nas estradas sul-africanas em 2025, de acordo com os dados mais recentes do Ministério dos Transportes da África do Sul.
Leia Também: Robotáxis da Tesla já operam sem supervisor humano em Austin














