Cidadão peruano-americano libertado da prisão e a caminho dos EUA

  • 31/01/2026

"Confirmamos (...) a libertação do preso político peruano-americano Arturo Gallino Rullier. Ele já está a caminho dos Estados Unidos. Estava detido na prisão Rodeo I", localizada a cerca de 40 quilómetros de Caracas, divulgou o Foro Penal na rede social X.

 

Sob pressão dos Estados Unidos após a detenção do presidente Nicolás Maduro, o Governo venezuelano prometeu em 08 de janeiro libertar os presos políticos, mas estas libertações têm ocorrido apenas esporadicamente.

O Governo venezuelano anunciou na segunda-feira que mais de 800 presos políticos, sem nunca os referir como tal, foram libertados, alegando que estas libertações começaram "antes de dezembro" e a captura de Maduro em 03 de janeiro.

O Foro Penal contesta este número, reportando apenas 418 libertações desde dezembro, 303 das quais ocorreram desde 08 de janeiro.

Na Venezuela, existem ainda pelo menos 711 presos políticos, incluindo 65 estrangeiros, segundo esta ONG.

Dezenas de familiares estão acampados em frente às prisões de todo o país desde 08 de janeiro, aguardando as libertações.

Várias ONG têm esclarecido que os presos políticos foram libertados, mas não completamente, pois receberam medidas alternativas à prisão.

Martha Tineo, coordenadora da organização Justiça, Encontro e Perdão (JEP), referiu na quarta-feira à agência Efe que os presos políticos que saíram da prisão nas últimas semanas enfrentam restrições, incluindo a proibição de sair do país, de falar com a imprensa sobre os seus casos e a obrigação de comparecer periodicamente perante os tribunais.

Leia Também: Corina diz que amnistia na Venezuela resulta de "pressão real" dos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929888/cidadao-peruano-americano-libertado-da-prisao-e-a-caminho-dos-eua#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes