China aconselha cidadãos a evitarem viajar para o Japão a curto prazo

  • 26/01/2026

A mensagem foi divulgada na conta oficial na rede social WeChat (equivalente chinês do WhatsApp, que é censurado no país) da divisão consular do ministério, que alertou que "as condições de segurança pública no Japão têm sido instáveis recentemente", com "frequentes casos de atos ilegais e criminosos dirigidos a cidadãos chineses".

 

O comunicado acrescentou que "em algumas áreas ocorreram vários sismos que causaram feridos" e que o Governo japonês emitiu avisos sobre a possível ocorrência de "nova atividade sísmica e desastres secundários", o que, segundo Pequim, implica que os cidadãos chineses no Japão enfrentam "graves riscos para a sua segurança".

Nesse contexto, e perante a proximidade das férias do Ano Novo Lunar, o ministério dos Negócios Estrangeiros e as embaixadas e consulados chineses no Japão "aconselham os cidadãos chineses a evitarem viajar para o Japão num futuro próximo".

As autoridades chinesas pediram também a quem já se encontra no arquipélago que "monitorize de perto a situação de segurança pública local e os alertas sísmicos", "reforce a sua consciencialização em matéria de segurança" e "melhore a sua proteção pessoal".

O aviso surge num contexto de deterioração das relações bilaterais, marcado nas últimas semanas por uma acumulação de fricções diplomáticas e económicas entre Tóquio e Pequim.

Entre os principais focos de tensão figuram as declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre um eventual cenário de intervenção militar no Estreito de Taiwan, que provocaram uma dura reação da China, assim como uma série de medidas comerciais adotadas por Pequim, como o reforço dos controlos à exportação de produtos de uso duplo com destino ao Japão e a abertura de uma investigação 'antidumping' sobre um químico japonês essencial para o fabrico de semicondutores.

A estes desentendimentos somam-se os protestos formais de Tóquio pela exploração chinesa de jazidas de gás junto à fronteira marítima entre os dois países e a recente confirmação da devolução à China dos últimos pandas que permaneciam no Japão, um gesto altamente simbólico na relação bilateral.

Leia Também: China diz que acordo com Canadá não visa terceiros após ameaça de Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926236/china-aconselha-cidadaos-a-evitarem-viajar-para-o-japao-a-curto-prazo#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes