Chefe da diplomacia do Irão chegou a Omã para conversações com os EUA
- 06/02/2026
Abbas Araghchi "chegou a Mascate, capital de Omã, para participar de uma nova rodada de discussões sobre o programa nuclear com a delegação americana", informou a agência. O ministro iraniano deve reunir-se com o enviado americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Essas discussões, que segundo Teerão devem começar na manhã de sexta-feira em Mascate, são as primeiras desde os ataques a instalações nucleares iranianas realizados em junho pelos Estados Unidos, durante a guerra de 12 dias desencadeada por um ataque israelita contra o Irão.
As negociações ocorrem após a repressão sangrenta do governo iraniano ao vasto movimento de protesto no início de janeiro, que causou milhares de mortes, segundo defensores dos direitos humanos, e trocas de ameaças belicistas entre Washington e Teerão.
A diplomacia iraniana disse na noite de quinta-feira esperar que Washington demonstre "responsabilidade, realismo e seriedade".
Os iranianos estão a "negociar", afirmou Donald Trump anteriormente. "Eles não querem que os ataquemos", acrescentou, lembrando que os Estados Unidos enviaram "uma grande frota" de guerra para o Golfo.
Depois de ameaçar atacar o Irão em apoio aos manifestantes, o presidente americano centra agora a sua retórica no controlo do programa nuclear iraniano.
"Continuamos focados nesta questão: garantir que eles não obtenham armas nucleares», afirmou na quarta-feira o vice-presidente americano, JD Vance.
Leia Também: Irão autoriza formalmente as mulheres a conduzir motas














