Centro de detenção de migrantes no Texas confinado por surto de sarampo

  • 03/02/2026

O Departamento de Segurança Nacional confirmou a existência de pelo menos dois casos de infeção na unidade de Dilley, onde se encontram detidos cerca de 1.400 migrantes, incluindo 400 menores.

 

As autoridades federais suspenderam todas as movimentações e visitas ao centro, isolando os indivíduos que possam ter estado em contacto com os infetados para travar a propagação do vírus, considerado um dos mais contagiosos do mundo.

Especialistas de saúde da Universidade de Texas já solicitaram a declaração de emergência de saúde pública, alertando que o regime de reclusão em grupo cria um risco de exposição quase universal.

O surto ocorre num momento de tensão política, com a administração Trump a retomar a prática de detenção de famílias, resultando num recorde de 73.000 migrantes sob custódia em janeiro, o número mais elevado desde 2001.

A situação em Dilley surge ainda após protestos recentes contra a detenção de menores, num contexto em que a taxa de mortalidade sob custódia tem registado valores recorde nos últimos dois anos.

Leia Também: Menino de 5 anos e pai já estão em casa após detenção: O que se segue?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931560/centro-de-detencao-de-migrantes-no-texas-confinado-por-surto-de-sarampo#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes