Casaco de Gregory Bovino, líder do ICE, comparado a "visual nazi"

  • 25/01/2026

Há uma peça de roupa usada por um funcionário da Patrulha de Fronteiras dos Estados Unidos que, nos últimos dias, tem dado que falar na imprensa alemã. Os motivos não são os melhores, uma vez que vários comentadores referem que o sobretudo usado por Gregory Bovino faz lembrar a estética fascista. 

 

Gregory Bovino tornou-se uma figura cada vez mais reconhecível durante as operações anti-imigração na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota, devido ao seu sobretudo verde-azeitona, isto porque, o seu uniforme é diferente dos uniformes usados pelos agentes federais. 

A comparação a um oficial nazi surgiu numa reportagem da revista alemã Der Spiegel, tendo em conta o seu corte de cabelo curto e a sua aparência. 

O colunista da revista, Arno Frank, referiu, num outro artigo, que a "intervenção autoritária" nos Estados Unidos ainda estava a estabelecer a sua "estética peculiar". 

Assim, afirmou que "não é de admirar que figuras como Bovino estejam a recorrer a modelos testados e aprovados", notando que o agente "se destaca dos tipos duros, assim como um elegante oficial da SS (Schutzstaffel) se destaca da tumultuosa SA (Sturmabteilung)". 

Já jornal Süddeutsche Zeitung salientou que, embora outros países também usassem aquele estilo de sobretudo, "o traje de Bovino completa o visual nazi: um corte de cabelo bem curto, como se ele tivesse levado uma foto de Ernst Röhm ao barbeiro".

Para completar o figurino, há ainda "uma camisa preta com distintivos nas pontas da gola e, talvez o acessório mais extravagante, um cinto Sam Browne".

Em entrevistas recentes, Gregory Bovino negou ter tido intenção de transmitir qualquer conotação nazi ou fascista, dizendo que tem o sobretudo há já muitos anos.

Ao The Guardian, a secretária-adjunta de Assuntos Públicos do Departamento de Segurança Interna (DHS), Tricia McLaughlin, afirmou que o casaco era de uso padrão.

Já ao New York Times, adiantou que o sobretudo fazia parte do uniforme de inverno da Patrulha de Fronteiras. No entanto, de acordo com o meio, o casaco não consta como parte nenhum uniforme oficial. 

De notar ainda que o governador da Califórnia, Gavin Newson, em outubro do ano passado, como resposta a um vídeo da administração Trump onde surgia Gregory Bovino a usar o sobretudo, disse: "Eles nem sequer tentam esconder quem são". 

Leia Também: Vance critica "caos" em Minneapolis: "Consequência da extrema-esquerda"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925855/casaco-de-gregory-bovino-lider-do-ice-comparado-a-visual-nazi#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes