Camionistas macedónios e montenegrinos acabam bloqueio 'à porta' da UE
- 30/01/2026
Já os camionistas sérvios e bósnios, que iniciaram esta ação nas fronteiras na segunda-feira, juntamente com os seus homólogos da Macedónia do Norte e do Montenegro, ainda mantêm os bloqueios e deverão anunciar a sua decisão ainda hoje.
Centenas de motoristas destes quatro países balcânicos bloquearam terminais de carga em dezenas de postos fronteiriços pelo quarto dia consecutivo, protestando contra o sistema de vistos da UE que limita o seu tempo no bloco a 90 dias em qualquer período de seis meses.
A UE é o principal parceiro comercial dos Balcãs, representando mais de 60% do comércio total da região, a maior parte transportada por via rodoviária, segundo dados de Bruxelas.
A regra dos "90/180 dias" não é nova, mas os controlos intensificaram-se desde a implementação gradual, em outubro de 2025, do sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários, denominado Sistema de Entrada/Saída (EES).
A ação dos camionistas foi organizada em antecipação da implementação total deste sistema, prevista para começar em 10 de abril.
Solicitaram repetidamente uma isenção a Bruxelas nos últimos meses, sem sucesso.
Numa estratégia migratória divulgada hoje, a Comissão Europeia prometeu "explorar novas regras para estadias curtas e prolongadas para certas categorias de nacionais de países terceiros", incluindo os camionistas.
"A Comissão trabalhará em estreita colaboração com os Estados-membros para identificar soluções pragmáticas", segundo o documento apresentado ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu.
Mais tarde, os camionistas macedónios anunciaram o fim do bloqueio às 20:00 (19:00 em Lisboa), pouco depois dos seus homólogos montenegrinos.
"A vossa união e perseverança deram frutos (...). a Comissão Europeia decidiu adotar uma nova estratégia de vistos que resolverá o problema enfrentado pelos camionistas", frisou a associação Makam-Trans em comunicado.
Está agendada para terça-feira uma reunião para discutir soluções para os camionistas entre os ministros dos transportes dos países da região e representantes da Comissão Europeia, anunciou o primeiro-ministro bósnio, Borjana Kristo, em comunicado.
O comércio de mercadorias entre a UE e os Balcãs ultrapassou os 83 mil milhões de euros em 2024.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Camionistas da Sérvia, Bósnia (e mais) bloqueiam fronteiras para a UE














