"Cai neve em Nova Iorque...": As imagens do 1.º grande nevão do inverno
- 16/12/2025
O primeiro grande nevão deste inverno em Nova Iorque, nos Estados Unidos, caiu no domingo, tendo a cidade ficado pintada de branco. Sítios como o Central Park foram fotografados cobertos de neve, um cenário a que se poderia assistir por cá ao som de José Cid cantando: "Cai neve em Nova Iorque / Há sol no meu país".
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, foi por volta das 13 horas locais (18 horas em Portugal continental) que foram registados cerca de 6,9 centímetros de neve no Central Park. Desde 2018 que não se registava tão cedo um valor acima dos cinco centímetros.
Tal como pode ver nas imagens acima, este manto branco que chegou mais cedo este ano não assustou os nova-iorquinos, que saíram à rua e brincaram na neve. Mas não só as crianças andaram na neve, como comerciantes subiram até aos toldos para retirar a neve pesada das entradas de lojas.
Da 1.ª vez a ver neve a um cenário digno de obra de arte
"Parece um quadro do Norman Rockwell", contou Robert Skelly à publicação The New York Times (NYT), enquanto passeava a sua cadela, April, no Central Park.
O jornal escreve também que um grupo que se junta no Central Parl para correr cantava o "New York, New York", de Frank Sinatra, enquanto fazia o aquecimento. Uma das mulheres que se preparava para correr disse que estava muito feliz com este primeiro nevão da estação. "Qual é o objetivo de estar frio se não nevar?", questionou Keya Shah.
Também turistas tiveram a oportunidade de ver esta fenómeno inesperado. É o caso de Andrew e Shea LaPlante que viajaram com os filhos, vindos do estado norte-americano da Florida até Nova Iorque. "Nem dormi bem na última noite porque estávamos muito entusiasmados com as crianças", referiu Andrew LaPlante, contando que o filho mais velho, de oito anos, não via neve desde que tinha nascido. A irmã de Beau, uma menina de cinco anos chamada Autumn, nunca tinha visto um grande nevão: "É a primeira vez".
Mas não foi só em Manhattan que a neve surpreendeu, com as zonas periféricas a olharem para o fenómeno com a mesma admiração - e também com estreias. "Não temos tido muita neve ultimamente, e acho que agora está ótimo. Estou muito entusiasmado", explicou Ronaldo Carty, de Brooklyn, ao New York Times durante uma pausa na limpeza que estava a fazer na rua, com sal. Carty contou ainda que um primo dele chegou da Jamaica no fim de semana e que teve uma luta de bolas de neve com ele: "É a primeira vez que ele vê neve".
As contagens feitas pelo serviço de meteorologia não foram só realizadas no Central Park, mas também em aeroportos, que receberam os aviões com uma passadeira branca. Segundo o NYT, no Aeroporto Internacional John F. Kennedy a acumulação de neve chegou a 11,7 centímetros às 13 horas locais, e no Aeroporto LaGuardia a acumulação foi de 6,6 centímetros.
Os registos dos últimos 30 anos indicam que o recorde de acumulação de neve num inverno típico é de 76 centímetros no Central Park, um marco que não tem vindo a ser atingido nos últimos anos.
De acordo com meteorologistas ouvidos pela publicação a frente fria não será muito duradoura, apesar de se manterem temperaturas frias. Na quarta-feira, no entanto, as temperaturas já deverão estar acima do normal para esta época do ano.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Queda de neve fecha estradas na Serra da Estrela














