Brasileiro apoiante de Trump detido pelo ICE. Estava ilegal há 15 anos
- 03/02/2026
O influenciador brasileiro Junior Pena, apoiante de Donald Trump foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). O homem, note-se, está ilegal no país há 15 anos.
Junior terá sido detido pelas autoridades federais depois de ter faltado a uma audiência judicial, relacionada com um processo de trânsito. Segundo o amigo, Maycon MacDowel, o influenciador acreditava que a sessão tinha sido remarcada e, por isso, não compareceu.
O brasileiro tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, onde partilha as suas opiniões sobre imigração e sobre como é viver nos Estados Unidos, deixando claro o seu apoio ao republicano, Donald Trump, e à visão do presidente para o país.
Em vários vídeos, o homem natural de Belo Horizonte, no Brasil, dizia que só pessoas que faziam "coisa errada" é que eram, presas nos Estados Unidos. Por isso mesmo, já tinha partilhado com o seu público que estava a tentar regularizar o seu próprio processo.
"Ele vai deportar o pessoal que estiver irregular aqui, os bandidos que estiveram [em situação] irregular, as pessoas que estão fazendo coisa errada. Você acha que ele vai deportar quem está querendo ajudar o país? De jeito nenhum", disse Pena, num vídeo já com a data de 2024, citado pelo g1.
O caso do influencer não deixa de ser irónico: o brasileiro está ilegal no país desde fevereiro de 2009, quando chegou ao país através de meios ilícitos.
Em entrevista ao mesmo meio, Pena contou que foi acompanhado por aquilo que chama um "coiote", uma espécie de guia para fazer a travessia ilegal do Brasil para os Estadoss Unidos. Passou "na mão" de cerca de 20 coiotes diferentes, fazendo paragens em Minas Gerais e São Paulo, ainda no Brasil, e depois na Guatemala e no México antes de chegar ao território norte-americano para evitar passar por fiscalização nas fronteiras.
"Foram dez horas até chegar lá na metade do México, a gente chegou em Puebla [cidade do México]. A gente vomitava um em cima do outro, a gente defecava. Não tinha espaço, eles não deixavam a gente sair também. A gente urinava, sabe? E ficava aquela lavagem. Todo mundo passando mal. Esse dia eu pensei que eu ia morrer", contou.
Ao lá chegar, o passo seguinte foi um usado por tantos outros imigrantes: entregou-se às autoridades e pediu asilo.
Ao todo, a travessia de Pena durou entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009 (portanto, três meses). Até hoje, o influenciador continua sem conseguir regularizar o processo, apesar de garantir que o está a tentar fazer há 15 anos. Durante esse tempo, dizia também o mesmo, fez sempre questão de trabalhar e de pagar os seus impostos.
Leia Também: Jovem detido após deixar menor em coma em discussão por causa de pastilha














