Austrália e Timor-Leste estabelecem parceria para promover cooperação

  • 28/01/2026

"Concordámos em estabelecer uma nova parceria para uma nova era, que reflita a maturidade da nossa relação e o nosso futuro partilhado", afirmou o chefe do Executivo timorense, numa declaração conjunta à imprensa.

 

Xanana Gusmão explicou que a reunião bilateral se centrou na promoção do desenvolvimento e na criação de emprego, mas também no empreendimento de exploção de gás natural Greater Sunrise.

"Reafirmámos o nosso compromisso comum com o desenvolvimento do Greater Sunrise", salientou o primeiro-ministro timorense, insistindo na posição de Timor-Leste sobre o processamento do gás natural na costa sul do país.

"Isto é essencial para o nosso desenvolvimento nacional e para a força a longo prazo do nosso país. O desenvolvimento do Greater Sunrise proporcionará emprego e oportunidades para que os jovens timorenses adquiram competências e participem em setores emergentes", afirmou Xanana Gusmão.

O primeiro-ministro disse também que foi acordado "acelerar as negociações para finalizar, com brevidade, o Código Mineiro Petrolífero, o Contrato de Partilha de Produção e o regime fiscal".

O chefe do Governo australiano, que iniciou hoje uma visita oficial de 24 horas ao país, destacou que a "nova parceria para uma nova era", hoje assinada, eleva a "amizade entre Timor-Leste e a Austrália a um novo patamar, o primeiro do seu género" entre os dois países.

"Esta parceria consolida a nossa cooperação nas áreas da segurança económica, do desenvolvimento e das relações entre os povos, em todos os domínios. Trata-se de um acordo muito abrangente, reconhece o respeito mútuo pela soberania nacional e o nosso compromisso partilhado de continuar a cooperar e a consultar-nos, não apenas entre os nossos dois países, mas também no trabalho conjunto com outros parceiros", afirmou Anthony Albanese.

O primeiro-ministro australiano disse que quer aumentar o número de trabalhadores timorenses na Austrália para 10.000 e o aumento do financiamento para assistência técnica e reforço das capacidades dos funcionários públicos, no âmbito da adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Anthony Albanese anunciou também dois novos programas de cooperação, nomeadamente de desenvolvimento do setor privado e uma iniciativa de desenvolvimento humano para melhorar a qualidade e o alcance dos serviços essenciais de saúde, educação e apoio às pessoas com deficiência.

Após aterrar no aeroporto internacional da capital timorense, Anthony Albanese foi saudado no percurso até ao Palácio Presidencial por milhares de crianças timorenses e conduzido pelo chefe de Estado, José Ramos-Horta, num Mini Moke.

Sobre a visita, o chefe de Estado timorense salientou que Timor-Leste e a Austrália são uma família.

"A nossa história partilhada, os nossos valores comuns e o nosso compromisso com a paz e a prosperidade unem-nos. Hoje, reafirmamos o nosso compromisso de caminhar lado-a-lado, rumo a um futuro de segurança, oportunidades e amizade duradoura", acrescentou José Ramos-Horta.

O primeiro-ministro australiano participará hoje numa sessão solene no Parlamento nacional e num jantar oficial, no Palácio Lahane, em Díli, regressando à Austrália na quinta-feira de manhã.

Leia Também: Centenas de casas evacuadas na Austrália devido a fogos e onda de calor

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927444/australia-e-timor-leste-estabelecem-parceria-para-promover-cooperacao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes