Atenção, fãs de répteis e "Zootrópolis 2": A China está a vender víboras
- 16/12/2025
O filme "Zootrópolis 2" é um êxito na China, tendo-se tornado um recorde de bilheteira no país, o que levou mesmo a sessões específicas para animais (como poder ver aqui). O sucesso foi tanto que Gary, uma das personagens, pode estar a mexer com o mercado interno chinês, dado que, segundo a CNN Internacional, as pessoas estão a comprar víbora-de-lábios-brancos, a cobra asiática que é representada por Gary.
A CNN Internacional falou mesmo com alguns destes clientes, nomeadamente, Qi Weihao, um jovem de 21 anos que comprou uma cobra destas dois dias depois de o filme de animação ter estreado no país, no final de novembro.
Segundo este jovem da província de Jiangxi contou, já era fã de répteis e há muito tempo que queria uma cobra desta espécie, mas foi depois de ver a personagem que avançou para a compra, no valor de 223 euros.
"'Zoótropolis 2' ajuda a dar uma imagem mais positiva aos répteis. Já não são esquisitos - e Gary é a personagem que melhor os representa", referiu Qi à CNN Internacional, contando que adora o "entusiasmo" de Gary e o "sentido de responsabilidade".
Recordes e a adoração por cobras
O filme estreou no Ano da Serpente no calendário chinês e já soma cerca de 428 milhões de euros wm bilheteira na China. O recorde anterior pertencia ao primeiro filme da saga "Zootrópolis", que estreou em 2016.
De acordo com a Box Office Mojo, a nível global, o filme também está a atingir recordes, tendo já lucrado cerca de um milhão de dólares (aproximadamente 850 mil euros).
No filme, Gary tenta limpar a reputação da sua família - assim como de todos os outros répteis. Para isso, conta com a ajuda dos protagonistas do filme: a coelha Judy Hopps e a raposa Nick Wilde.
Mas Qi não é o único que quer ter esta cobra asiática. Segundo a publicação estatal chinesa The Paper, desde a estreia do filme, as principais plataformas de comércio online chinesas registaram um aumento nas buscas por esta cobra.
De acordo com os dados citados pela imprensa, mais de 17 milhões de pessoas na China possuíam animais de estimação exóticos no final de 2024. Os dados recolhidos pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua mostram que mais de 60% deles pertenciam à geração Z, ou seja, nascidos aproximadamente entre 1997 e 2012.
Within days of “Zootopia 2” hitting Chinese theaters, online searches for one of its breakout characters — Gary the blue snake — turned into a surge in demand for the real species as pets.
— Sixth Tone (@SixthTone) December 13, 2025
A report published Monday by Shanghai-based outlet The Paper found that after the Disney… pic.twitter.com/lwkytotcb0
Já um relatório com dados deste ano citado, citado pela CNN Internacional, indica que 50% dos répteis mantidos como animais de estimação no país são cobras.
A compra destes animais pode ser feita fisicamente, mas há também quem envie por correio. Segundo as leis do país, o envio de "diversos animais vivos" ou "itens perigosos, como toxinas," é proibido. Ainda assim, a CNN Internacional conseguiu confirmar que o site da JD, o maior retalhista online, ainda vendia estes animais - estando disponíveis para "envio por correio".
Foi quando esta publicação falou com a retalhista que os produtos deixaram de estar disponíveis, segundo o que explicaram "Proibimos estritamente a venda de animais venenosos na nossa plataforma e, assim que identificados, os itens são removidos imediatamente", referiu a empresa.
Os perigos (e Gary... até em peluche)
O interesse crescente nestes répteis está mesmo a deixar as autoridades mais atentas - e o mesmo jovem que falou com a CNN deixa um aviso: "Se não têm uma experiência e equipamentos seguros para criar as cobras, por favor, não se precipitem em ter cobras venenosas por impulso".
Também o jornal estatal The Beijing News lembrou que "no filme, a cobra azul tem traços humanos cativantes e corajosos, mas a cobra venenosa da vida real, está longe de ser um 'brinquedo da moda' inofensivo".
"Se uma cobra venenosa escapar ou atacar, coloca em risco não apenas o dono e sua família, mas também pode se transformar em um incidente de segurança pública", escreveu o jornal.
Há ainda quem escolha Gary como o seu favorito, mas prefira o merchandising. O site Taobao tem nos seus dez produtos mais vendidos da semana a caixa surpresa com o personagem da cobra azul. Aqui, os compradores não sabem exatamente o que vem no interior, mas será algo relacionado com esta personagem. Também os peluches de Gary são muito procurados.
"De momento, o peluche de Gary está esgotado e pode não estar disponível tão cedo", explicou um funcionário da Disneylândia de Xangai ao YiCai, site de notícias estatal chinês, cerca de uma semana após o lançamento do filme.
Leia Também: Viu "Zootrópolis 2"? Nova personagem pode ter sido inspirada neste homem














