Apresentadora apela por mãe desaparecida: "Hora de desespero"
- 10/02/2026
A apresentadora norte-americana Savannah Guthrie deixou esta segunda-feira um novo apelo por ajuda para encontrar a mãe, Nancy, que terá sido raptada no dia 31 de janeiro.
"Queria vir aqui partilhar alguns pensamentos, enquanto nós entramos numa nova semana deste pesadelo", começou por dizer a apresentadora num vídeo partilhado no seu Instagram.
"Queria dizer, primeiro que tudo, obrigada por todas as orações e pelo amor que nós encontrámos - a minha irmã, o meu irmão e eu. E que a nossa mãe sentiu", agradeceu Savannah. E acrescentou: "Porque nós acreditamos que, de alguma forma, ela está a sentir estas orações e que Deus a está a proteger mesmo neste momento negro".
"Acreditamos que a nossa mãe ainda está viva", afirmou. E por isso, "precisamos da vossa ajuda".
"A polícia está a trabalhar sem parar a tentar trazê-la para casa, a tentar encontrá-la. Ela foi levada e nós não sabemos para onde e precisamos da vossa ajuda", reiterou.
Savannah pediu aos seguidores, e a todos a quem a mensagem chegar, que partilhem qualquer informação útil que possa ter com as autoridades: "Se virem alguma coisa, se ouvirem alguma coisa, se alguma coisa vos parecer estranha… reportem à polícia".
"Nós estamos numa hora de desespero e precisamos da vossa ajuda", concluiu a apresentadora.
A mãe de Savannah foi dada como desaparecida há já mais de uma semana, no passado dia 1 de fevereiro, quando não apareceu na igreja. A última vez que foi vista foi no dia anterior, após o genro, Tommaso Cioni, a levar a casa. Nancy tinha jantado com a filha e com o marido na residência deles.
O FBI (Departamento de Investigação Federal dos Estados Unidos) está a investigar o caso, tendo já recebido, pelo menos, um pedido de resgate relativamente a Nancy, recebido a 5 de fevereiro.
"Os investigadores estão ativamente a inspecionar a informação na mensagem para averiguar a sua autenticidade", afirmou o departamento do xerife do condado de Pima em comunicado, citado pelos meios norte-americanos. "Apesar de esta ser uma informação nova, o departamento do xerife do condado de Pima e o FBI continuam a pedir a que todos os que tenham informação relevante contactem o FBI."
A agência federal está a oferecer 50 mil dólares, cerca de 42 mil euros, a quem tiver "informação que leve à localização de Nancy Guthrie e/ou à detenção e condenação de quem está envolvido no seu desaparecimento".
Os três filhos de Nancy estão especialmente preocupados porque a mulher, já de 84 anos, tem de tomar medicação oral todos os dias e, sem ela, pode mesmo sofrer complicações que levem à sua morte.
Por isso mesmo, a família já disse estar disposta a negociar com os raptores: "Precisamos saber, sem sombra de dúvida, que ela está viva. Queremos ter provas e estamos prontos para vos ouvir. Por favor, entrem em contacto conosco".
Para já, sabe-se apenas que a mulher terá sido raptada na sua casa, durante a noite, enquanto dormia. Publicamente, pelo menos, as autoridades dizem não ter qualquer suspeito nem informação sobre Nancy poderá estar.















