Anthony Albanese vaiado em homenagem às vítimas do ataque em Sydney

  • 21/12/2025

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, foi vaiado, este domingo, durante uma cerimónia de homenagem às vítimas do atentado terrorista na praia de Bondi, em Sydney.

 

Neste domingo, dia 21 de dezembro, assinalou-se uma semana do tiroteio onde foram mortas 15 pessoas e dezenas ficaram feridas. O ataque, recorde-se, tinha como alvo um evento judaico, o Hannukkah.

O dia foi dedicado a homenagear as vítimas na praia de Bondi e, com a segurança reforçada, foi feito um minuto de silêncio pelas 18h47 locais (07h47, em Lisboa).

Na homenagem esteve presente o primeiro-ministro australiano, assim como outros líderes. À chegada, Anthony Albanese foi vaiado pela multidão e, momentos mais tarde, quando um dos oradores referiu o seu nome também. 

Veja o vídeo do momento acima.

De recordar que o primeiro-ministro e o seu governo têm sido criticados por não terem feito o suficiente para conter o aumento do antissemitismo desde o início do conflito do Médio Oriente. No entanto, o governo australiano tem afirmado que tem denunciado consistentemente o antissemitismo, nos últimos dois anos, tendo aprovado legislação para tornar considerar crime o discurso de ódio. 

Note-se que, no início deste ano, o governo expulsou o embaixador iraniano depois de ter acusado o Teerão de orquestrar dois ataques antissemitas.

Na homenagem, esteve ainda presente o pai de Ahmed al Ahmed, considerado o "herói de Bondi" por ter conseguido desarmar um dos atiradores.

Dupla de atiradores terá ligações ao Estado Islâmico

Recorde-se que os autores do tiroteio, Sajid, de 50 anos, de Naveed Akram, de 24 anos, eram pai e filho. O mais velho morreu após ser alvejado numa troca de tiros com as autoridades. Já Naveed também foi atingido, mas permanece vivo, embora em estado crítico no hospital, já sob custódia das autoridades.

As autoridades investigam a possibilidade de a dupla estar ligada ao Estado Islâmico.

Pouco antes do ataque, pai e filho tinham passado um mês no sul das Filipinas, um lugar onde o turismo não abunda devido ao seu passado ligado ao extremismo islâmico. Alguns órgãos internacionais noticiam que a dupla terá recebido treino militar.

Quem são as vítimas do tiroteio?

Os funerais das vítimas começaram na quarta-feira passada, 17 de dezembro. Entre os mortos encontravam-se dois rabinos (incluindo um dos organizadores do evento que foi alvo do ataque), um sobrevivente do Holocausto e uma menina de apenas 10 anos.

Tragédia de Bondi: Funerais começam na quarta-feira. Quem são as vítimas?

Tragédia de Bondi: Funerais começam na quarta-feira. Quem são as vítimas?

Um tiroteio contra centenas de judeus reunidos numa praia australiana resultou na morte de pelo menos 15 pessoas e abalou o país, onde a violência armada é rara, levando o governo a decidir reforçar o controlo de armas. foi perpetrado por dois homens, um pai e um filho, constituindo o mais recente dos episódios antissemitas na Austrália.

Notícias ao Minuto | 16:37 - 16/12/2025

Recorde-se que um tiroteio contra centenas de judeus reunidos numa praia australiana resultou na morte de pelo menos 15 pessoas e abalou o país, onde a violência armada é rara, levando o governo a decidir reforçar o controlo de armas.

O ataque aconteceu na madrugada de domingo e foi perpetrado por dois homens, um pai e um filho, constituindo o mais recente dos episódios antissemitas na Austrália.

Este é o episódio de violência armada mais letal da Austrália desde o massacre de Port Arthur e o pior atentado terrorista da história do país.

Leia Também: "Herói" de ataque em Sydney recebe cheque de 1,4 milhões de euros. Veja

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2908005/anthony-albanese-vaiado-em-homenagem-as-vitimas-do-ataque-em-sydney#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes