Adolescente detido por fraude em Espanha. Deu conta da avó a criminosos
- 27/12/2025
Um adolescente de 16 anos foi detido pelas autoridades espanholas em Huesca, no nordeste de Espanha, por suspeitas do crime de fraude e branqueamento de capitais. Segundo a imprensa local, o menor disponibilizou a conta bancária da avó para que uma organização criminosa pudesse receber dinheiro proveniente de fraudes bancárias.
Segundo a televisão espanhola Telecinco, a Polícia Nacional espanhola apurou que o jovem foi recrutado através da rede social TikTok. Para o crime, a organização pediu-lhe informações bancárias para transferir dinheiro, prometendo-lhe que iria receber em troca parte do dinheiro roubado.
O menor acabou por fornecer a conta da avó para a qual foram transferidos 3.980 queros provenientes de uma fraude denunciada na província de Guadalajara.
A vítima, residente na capital da comunidade de Castilla-La Mancha, disse ter recebido uma mensagem de texto, alegadamente do seu banco, instando-a a carregar num link para realizar supostas verificações de segurança. Após carregar no link, os criminosos conseguiram transferir o dinheiro para a conta fornecida pelo menor.
O jovem, explicou a polícia, atuou como "mula" - nome dado quando uma pessoa utiliza uma conta bancária para movimentar fundos de origem ilícita - e, por isso, foi detido por fraude e branqueamento de capitais.
O crime está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Huesca, que espera identificar os responsáveis pelo crime e desmantelar a organização criminosa.
Leia Também: Espanha intercepta duas embarcações com 58 migrantes em Múrcia














