Acidente ferroviário: Governo espanhol diz ter informações "muito graves"
- 19/01/2026
"As últimas informações que chegam são muito graves", disse o ministro dos Transportes de Espanha, Óscar Puente, numa publicação na rede social X.
O ministro disse que os últimos vagões de um comboio da empresa Iryo, que se dirigia a Madrid, descarrilaram e invadiram a via contrária, "em que nesse momento circulava" outro comboio, da empresa pública Renfe, que tinha como destino Huelva, no sudoeste de Espanha, perto da fronteira com Portugal (com o Algarve).
"O impacto foi terrível" e "as duas primeiras unidades" do comboio da Renfe "saíram disparadas", acrescentou Óscar Puente.
"O número de vítimas não se pode confirmar neste momento. O fundamental agora é prestar auxílio às vítimas", afirmou o ministro.
La última información que llega es muy grave. Las últimas unidades del tren Iryo que iba dirección Madrid han descarrilado, invadiendo esos coches la vía contraria por la que en ese momento circulaba un tren de Renfe en dirección Huelva. El impacto ha sido terrible provocando que… https://t.co/mqewlNBmDf
— Óscar Puente (@oscar_puente_) January 18, 2026
Também o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, fez uma publicação na rede social X em que diz que "o Governo está a trabalhar com o resto das autoridades competentes e os serviços de emergência para auxiliar os passageiros".
Muy pendiente del accidente entre dos trenes de alta velocidad que han descarrilado en Adamuz (Córdoba).
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) January 18, 2026
El Gobierno está trabajando con el resto de autoridades competentes y los servicios de emergencia para auxiliar a los pasajeros. https://t.co/7q7p9Pdn3K
Diversas fontes citadas pelos meios de comunicação social espanhóis dizem que há pelo menos sete pessoas mortas e 25 gravemente feridas no acidente, enquanto outras estão presas nos carris, após o descarrilamento de dois comboios de alta velocidade no município de Adamuz (Córdoba).
O comboio da Iryo transportava 317 pessoas e descarrilou na entrada da via 1 em Adamuz (Córdoba).
Leia Também: Pelo menos 7 mortos e 25 feridos num descarrilamento em Espanha














