Governo Trump processa Califórnia devido ao aumento dos preços dos ovos
- 11/07/2025
"A Califórnia contribuiu para o aumento histórico dos preços dos ovos ao impor burocracia desnecessária à produção de ovos", pode ler-se na queixa, apresentada na quarta-feira no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Central da Califórnia e divulgada hoje pelos meios de comunicação social norte-americanos.
A ação alega que "uma combinação de iniciativas, leis e regulamentos dos cidadãos" naquele Estado "impediu efetivamente os agricultores de todo o país de utilizar métodos de produção agrícola amplamente utilizados que ajudavam a manter um preço acessível".
A queixa sublinha que os Estados Unidos enfrentam "uma crise histórica do custo de vida" e que "regulamentações excessivamente onerosas e desnecessárias minaram o poder de compra e a prosperidade" dos trabalhadores.
Devido a esta situação, segundo o documento, Trump prometeu no início do seu segundo mandato, em janeiro, que iria trabalhar para "eliminar o enorme fardo regulatório" que, na sua opinião, levou a uma "escassez de bens e serviços essenciais".
O processo cita três regulamentos, o AB 1437, que regula a qualidade dos ovos para consumo humano, a Proposta 12, que estabelece requisitos mínimos de espaço para galinhas e outros animais e a Proposta 2, que criou padrões de bem-estar para estes animais.
O gabinete do governador do Estado, o democrata Gavin Newsom, reagiu com ironia sobre o processo judicial.
"Trump voltou ao seu passatempo favorito: culpar a Califórnia por literalmente tudo. A seguir: Gavin Newsom causou a queda de Roma e enviou o asteroide que exterminou os dinossauros", destacou o gabinete do governador na rede social X.
O preço dos ovos está na mira do líder republicano há meses.
De acordo com o departamento do Trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics, BLS), o preço dos ovos atingiu o pico em janeiro de 2023, na administração do democrata Joe Biden (2021-2025), mas foi em fevereiro deste ano, na administração de Trump, que bateu todos os recordes, atingindo os 5,89 dólares.
Leia Também: "Mais procura do que oferta". Preço dos ovos vai continuar a subir?